Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
LEVANTAMENTO

Amazonas confirma terceiro caso de coronavírus em Manaus

Durante a transmissão ao vivo nesta quinta-feira (19), Wilson Lima acrescentou que o governo assinou um decreto autorizando o fechamento de academias por 15 dias, além de dar dicas de como lavar as mãos de maneira correta



WhatsApp_Image_2020-03-19_at_17.26.23_1CEC6E04-3544-4712-A189-1F033FC18F5C.jpeg Foto: Divulgação
19/03/2020 às 17:09

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), confirmou o terceiro caso do novo coronavírus em Manaus. O anúncio foi realizado nessa tarde de quinta-feira (19) durante uma live por meio da rede social oficial do governo nas redes sociais. O novo caso confirmado é de uma pessoa que chegou do Peru e que segue em isolamento domiciliar.

Durante a transmissão ao vivo, Wilson Lima acrescentou que o governo assinou um decreto autorizando o fechamento de academias por 15 dias na capital, além de estender a suspensão de aulas para todas as cidades do Amazonas.



Sete em análise

Segundo o governo, o Amazonas soma 52 casos suspeitos, deste total, 42 já foram descartados, e sete estão em análise. Os três pacientes testados positivo não precisaram de internação. O Estado tem 383 leitos de UTI na rede pública e 50 deles foram preparados e reservados para pacientes com covid-19, no Hospital Delphina Aziz, em uma primeira fase da pandemia. Caso seja necessário, esse número (de leitos exclusivos) subirá para 120 e depois para 300.

Segundo informes médicos, mais de 80% dos pacientes de covid-19 não evoluem para casos graves, manifestando somente sintomas de uma gripe forte (com febre e tosse seca). Também há muitos registros de pacientes assintomáticos (que combatem o vírus no organismo sem sentir nada). 

Com o cenário o Amazonas passa a ter três casos confirmados. A primeira paciente que veio de Londres e foi internada na última semana em Manaus, é considerada curada pela Fundação Vigilância em Saúde. O segundo paciente confirmado é um médico que veio da Espanha. Ele está em isolamento em casa e é acompanhado por técnicos de saúde. O terceiro segue em acompanhamento médico e é um paciente que veio do Peru.

Interior

O secretário Rodrigo Tobias acrescentou, durante a coletiva, que o interior do Amazonas irá ser atendido por uma aeronave com Unidade de Tratamento Itensivo. Até o momento não há casos suspeitos no interior do Amazonas. 

Ontem (18) manhã o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que dois ministros, general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o almirante Bento Barroso, de Minas e Energia, testaram positivo para o novo coronavírus. Em todo o Brasil, três mortes até o momento foram confirmadas pelo Ministério da Saúde.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.