Sábado, 28 de Novembro de 2020
REFORÇO

Amazonas receberá 60 mil testes do coronavírus na segunda-feira, diz Susam

Governo do Estado está investindo R$ 8 milhões na aquisição dos testes, que abastecerão a rede pública na capital e no interior para casos mais graves



TESTES_EEEE5379-CA1B-41A6-90A5-A3FF2AEA2D25.jpeg
26/03/2020 às 16:38

A rede pública de saúde do Amazonas deve receber, na próxima segunda-feira, cerca de 60 mil testes para identificar casos de coronavírus. Os testes devem ser direcionados, prioritariamente, a profissionais de saúde e pacientes que apresentam comorbidades e/ou sintomas graves e necessitam de rápido diagnóstico. O Amazonas tem, atualmente, 67 casos confirmados e 18 em monitoramento. 

De acordo com o secretário de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto Espírito Santo, o investimento do Estado nos testes é de R$ 8 milhões. Os testes, segundo o secretário, estão sendo adquiridos pelo mesmo valor que o Ministério da Saúde está pagando e todos são validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele afirmou, ainda, que os testes serão distribuídos na capital e no interior. 



Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o uso dos testes será feito de maneira racional, obedecendo critérios determinados pelo órgão e eles não vão atender a população em geral e nem pessoas com sintomas brandos. 

“Nós não temos quatro milhões de testes para atender cada pessoa no Estado, então eles serão limitados. Eles serão destinados a identificar rapidamente o novo coronavírus em profissionais de saúde, por uma questão de garantir a saúde deles e o isolamento, e também para pessoas com gravidade ou potencial de gravidade - os acima de 60 anos e que têm alguma comorbidade”, esclareceu. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.