Domingo, 19 de Setembro de 2021
Prevenção

Atividade física é importante aliada na prevenção às formas graves da Covid-19, afirma especialista

Educador físico ressalta que o papel dos exercícios físicos é deixar o organismo mais resistente e protegido



WhatsApp_Image_2021-08-31_at_14.48.07_FDEADCE9-8CFB-44B7-AAA2-802394CF41CC.jpeg Foto: Divulgação
31/08/2021 às 16:26

A atividade física é uma importante aliada na prevenção às formas graves da Covid-19. Estudo publicado no início do ano no British Journal of Sports Medicine aponta nesse caminho, ao atestar que as pessoas sedentárias têm maior probabilidade de apresentar agravamento da doença e de hospitalização.

O educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, ressalta que o papel dos exercícios é deixar o organismo mais resistente e protegido. “Durante a atividade física, uma série de citocinas (substâncias que favorecem a cicatrização) são liberadas, o que leva ao melhor controle da resposta inflamatória, em caso de infecção por coronavírus”, explicou.



Além disso, disse ele, os exercícios ajudam a prevenir doenças que são fatores de risco para casos graves de Covid-19, como diabetes, hipertensão e obesidade. “A ciência ainda está descobrindo a maneira como o vírus atua, mas quanto mais o organismo estiver fortalecido, maiores as chances de conseguir combater a infecção. Boa alimentação e períodos adequados de sono também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico”, afirmou.

De acordo com José Roggero, além do sistema imunológico, a prática de exercício tem outro papel importante, que é o de ajudar à saúde mental e prevenir a ansiedade e a depressão, que nesse período aumentou significativamente.  

Segundo José Roggero, a adoção de hábitos saudáveis traz uma qualidade de vida maior e, neste momento de pandemia, a população deve se munir de todas as armas para se proteger da Covid-19. “Mesmo quem não tem esse hábito deve começar. Claro que seguindo seu próprio ritmo e com orientação de um profissional de educação física”, recomendou.  

Pessoas saudáveis devem realizar de 150 a 300 minutos por semana de exercícios aeróbicos e de força muscular. Ele reforça a importância de identificar o tipo de modalidade que lhe traga prazer para que não desista no processo.

A Fórmula Academia, por exemplo, dispõe de mais de 10 tipos de aulas diferentes para que o aluno experimente e encontre os exercícios que melhor se adequam a sua rotina. Entre as modalidades estão Dance Mix, Indoor Cycle, GAP, Circuito Funcional, Muay Thai, Ballet Fitness, Abdominal, Alongamento, Mat Pilates, Cross Traning, Core Traning, Dance Mix e Fit Dance. Para conhecer mais basta acessar o instagram @formulapontanegra.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.