Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
MOVIMENTO

Autônomos tentam reabrir comércio no Centro de Manaus neste sábado (28)

Policiais militares impediram a abertura de lojas e bancas na região da rua Marechal Deodoro, cumprindo decreto que suspende comércio de produtos não essenciais



WhatsApp_Image_2020-03-28_at_13.03.39_525EFFC4-7478-49B8-A3D7-EEEB22F380CE.jpeg Foto: Eduardo Figueiredo
28/03/2020 às 17:01

Trabalhadores autônomos do Centro de Manaus tentaram reabrir o comércio na manhã deste sábado (28), mas foram impedidos por policiais militares, que cumprem decreto do Governo do Estado, que suspende atividades devido a pandemia do novo coronavírus no Amazonas. 

Revoltados com a decisão, os trabalhadores afirmam que precisam do trabalho para garantir o sustento da família. Autoridades sanitárias, no entanto, recomendam o isolamento como uma das principais estratégias para contenção da infecção.



O vendedor ambulante Edmilson Rodrigues, 55, trabalhador do Centro há mais de 30 anos garante que sempre conseguiu tirar a renda do comércio.

"Eu sou autônomo há mais de 30 anos e nós esperamos uma resposta. Até agora nós não temos respostas. Como querem que a gente fique em casa se não temos de onde tirar outra renda? Nós só queremos trabalhar honestamente e aguardamos uma resposta", pede o ambulante. 

Os argumentos são quase unânimes: eles afirmam que tentam abrir todos os dias porque não tem de onde tirar outra renda, mas, quando chegam ao Centro, os policias pedem para que eles fechem as bancas. 

Ontem (27), a Câmara dos Deputados aprovou o pagamento de um auxílio de R$ 600 a R$ 1.200 para trabalhadores autônomos por um período de três meses. O projeto segue para votação no Senado.

Movimento

No último sábado (21), um decreto do Governo do Amazonas suspendeu todas as atividades de comércio e serviços não essenciais, bares e restaurantes.

Entretanto, a realidade tem sido diferente. Pelas ruas do Centro da capital é possível notar um grande movimento de pessoas.

Na área de comércio da Zona Leste a realidade também é bem parecida. Várias lojas estão abrindo normalmente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.