Domingo, 13 de Junho de 2021
NO AMAZONAS

Benjamin Constant deve ser 1ª cidade do Brasil a vacinar toda população maior de 18 anos pelo PNI

Município do interior do Amazonas deve concluir hoje a campanha de vacinação por meio do Plano Nacional de Imunização, informou autoridades municipais



Benjamin-Constant-Foto-Prefeitura-de-Benjamin_8F122E91-B67C-441D-BD6C-AEF0ED07423C.jpeg Foto: Divulgação
04/06/2021 às 13:40

O município de Benjamin Constant (distante 1,119 quilômetros de Manaus) será a primeira cidade brasileira a concluir, por meio do Plano Nacional de Imunização, a vacinação de toda a população maior de 18 anos contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (4), segundo informou o prefeito David Bermeguy (MDB-AM). A campanha de imunização deve ser concluída ainda hoje, conforme autoridades municipais. Antes dela, o município de Serrana, no interior de São Paulo, já havia concluído a vacinação, no entanto, a cidade paulista participou de projeto-piloto do Butantan para imunização em massa da população local. 

Segundo o prefeito, o marco histórico só foi possível graças a colaboração dos residentes de Benjamin Constant em obedecer os protocolos de restrição, assim como o comprometimento dos profissionais de saúde do município.



"Benjamin Constant escreve uma história. É um marco para nós. Estamos hoje [4] atendendo todas as faixa etárias acima de 18 anos e concluindo o PNI [Plano Nacional de Imunização]. Estamos hoje proporcionando a vacina para os jovens e atendendo toda a população dita adulta. Gostaríamos de compartilhar esse momento de felicidade a todo o povo de Benjamin Constant que colaborou desde o começo nas restrições e cumprimentos das nossas demandas. E em especial a equipe de saúde que muito comprometida que trabalha nos feriados, nos finais de semana, na zona rural e na zona urbana. Somos hoje o primeiro município do Brasil a atingir essa meta", afirmou o prefeito.

O secretário de saúde de Benjamin Constant, Leusoney Farias, acrescentou que a vacinação de todo o público adulto do município deve ser concluída por volta das 16h desta sexta-feira (4). Mas, caso aconteça de algum morador não conseguir se vacinar, a equipe de saúde do município atenderá as pessoas que não conseguiram receber o imunizante.

"Isso é importante para Benjamin Constant. A gente fica feliz com essa nova metodologia que o PNI local definiu. Agora respeitando aos protocolos do PNI federal. Hoje nós estamos finalizando essa etapa. Somos referência, o primeiro município a atingir toda a população [adulta] de Benjamin Constant. Vamos ter o dia todo de vacinação até às 16h. Quero agradecer a cada um e dizer que vamos dar continuidade naquelas pessoas que não foram vacinadas. O PNI local estará de prontidão a atender as pessoas que por ventura não foram imunizadas", destacou o secretário.

Meta cumprida

A população estimada de Benjamin Constant é de 43.935 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. Conforme dados do último Boletim Diário da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM) publicado na quinta-feira (3), Benjamin Constant já registrou 2.689, cerca de 0,69% da população total. Além disso, 85 óbitos pela doença foram registradas no município.

Segundo a coordenadora do Plano de Imunização Nacional (PNI) no município, Sandy Graça, a conclusão de vacinação da população adulta reafirma o comprometimento das equipes de saúde desde o começo da campanha de imunização.

"Benjamin Constant hoje chega nesse estágio nesse patamar. Benjamin Constant é o primeiro município do Amazonas e até do Brasil a vacinar todas população maior de 18 anos. É o nosso cumprimento da principal meta desde o início da campanha. É com muita alegria que hoje a gente consegue atingir a meta municipal e também nacional", ressaltou Graça.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.