Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
solidariedade

Boas ações amenizam o impacto da pandemia na vida das pessoas

Diante da pandemia do novo coronavírus, pessoas demonstram solidariedade e disposição para contribuir de forma ativa na vida dos seus vizinhos



209f59c1-7696-46de-8801-153866b71644_F39C68A4-527D-43C1-AA55-FEF7EB1580FB.jpg Foto: Arquivo Pessoal
30/03/2020 às 10:26

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo e os casos registrados no Amazonas, há quem reserve alguns minutos do dia para ajudar o próximo. As mais simples iniciativas podem ser exemplos para que dezenas de outras pessoas façam o mesmo e é claro, mantendo todo o cuidado e protocolo de segurança preconizado pelas autoridades de saúde.

Pensando na higienização de cada morador, o economista Homero Cerizza, 73 anos, resolveu distribuir 144 garrafas de álcool em gel aos inquilinos do prédio, onde ele é condômino há 17 anos. “Neste momento de crise é necessário inovar, ou seja, criar situações que amenizem o desconforto, a ansiedade, principalmente daqueles que têm mais dificuldade para enfrentar o problema”, ressaltou.



Homero explicou como driblou a falta do produto, já que hoje é raridade em alguns supermercados. “Me antecipei aos fatos e encontrei uma empresa, aqui em Manaus, fabricante do álcool em gel bem como dos desinfetantes que muito colaboram na assepsia do condomínio e concretizei uma boa compra do produto”.

Os moradores, conforme o economista, ficaram entusiasmados com a iniciativa solidária. “Os moradores agradeceram demais até porque muitos queriam e não encontravam devido a escassez”, disse.

Outra atitude simples, mas que chama a atenção de quem vê é a do designer Argemiro Aleixo Neto, 38, que com o apoio da filha, Mariana Aleixo, 10, doam o próprio tempo para ajudar os idosos ou outras pessoas que não podem sair do apartamento onde moram. A ação é baseada no movimento escoteiro no qual pai e filha fazem parte.

“Aqui no nosso condomínio tem muito idoso, vimos que seria a nossa chance de ajudar e levamos a ideia para a síndica. Ela prontamente abraçou a causa”, contou Argemiro.

Na prática, os dois vão ao supermercado ou a farmácia, fazem as compras e entregam na porta de quem precisa. “Eu deixei um flyer em cada elevador com minha torre, apartamento e número de telefone. Aí eles me ligam. Busco a lista, o dinheiro e faço as compras. A gente tem feito isso de dois a três vezes ao dia. E também levo algum cachorro para passear, mas tudo aqui no raio do nosso condomínio”, afirmou.

Para isso, os dois não deixam os cuidados de lado. “Nós usamos máscara o tempo todo fora casa e o álcool o tempo inteiro”, finalizou o designer.

Comunidade Católica

A população em situação de rua, imigrantes, indígenas e catadores de materiais recicláveis são o público da Campanha Solidária: Puxirum Manauara que iniciou na quinta-feira (26), na capital. A iniciativa da Arquidiocese de Manaus, em conjunto com outras pastorais, tem o intuito de proteger essas pessoas contra a Covid-19, a partir da arrecadação de produtos de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis e roupas.

As doações poderão ser entregues, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Cáritas Arquidiocesana, localizada na avenida Joaquim Nabuco, nº 1.023, Centro de Manaus. De acordo com a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Natércia Navegante, o objetivo é arrecadar o maior número de mantimentos e produtos em 50 dias para a distribuição aos mais necessitados. Além do ponto das doações, os manauaras podem doar qualquer quantia através do depósito bancário em nome da Cáritas Arquidiocesana de Manaus pelo Banco do Brasil. (AG: 1862-7; CC: 7570-1, CNPJ: 04.209.813/0001-47).

As instituições que receberão as doação serão: Cáritas Arquidiocesana, Pastoral do Povo da Rua e Pastoral do Imigrante. 

Além de produtos de segurança como máscara N95, luva e álcool 70% (gel e/ou líquido). A Arquidiocese solicita materiais de limpeza como: sabão (em barra e em pó), detergente, água sanitária, pano de chão. De higiene Pessoal: Sabonete, Escova e Pasta de dente, Absorvente, Papel Higiênico, Desodorante, barbeador/creme de barbear, fraudas infantis e geriátricas.

Alimentação: Enlatados: sardinha, atum, conserva e salsicha. Charque, Arroz, Feijão, Açúcar, macarrão, farinha, Biscoito e Bolachas, Leite, Óleo, sucos e achocolatados pronto para consumo. E roupas: Toalhas de Banho, Roupas de Todos os Tamanhos (crianças e adultos), Roupas Íntimas (somente novas).
 

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.