Domingo, 16 de Maio de 2021
CENÁRIO

Bolsonaro pede à Índia envio urgente de vacina contra covid-19

Campanha nacional de imunização contra a doença está ocorrendo a passos lentos no Brasil. Argentina, Chile, Uruguai e outros 42 países já iniciaram a vacinação contra Covid-19



56089595_401_1A28B90D-FE06-41A2-B119-7623B0702111.jpg Foto: Carolina Antunes/PR
09/01/2021 às 11:20

 O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, pediu ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que agilize o embarque da vacina COVID-19 da AstraZeneca em meio a atrasos maiores na chegada da vacina ao Brasil, de acordo com uma carta na sexta-feira.

A carta de Bolsonaro, divulgada por sua assessoria de imprensa, surge em meio à pressão crescente para acelerar o lançamento da vacina no Brasil e acabar com o segundo surto de coronavírus mais letal do mundo. Os críticos dizem que a campanha de imunização está ocorrendo atrás de colegas regionais e questionam por que o governo não agiu mais rapidamente.



“Para viabilizar a implantação imediata do nosso Programa Nacional de Imunizações, agradeceria ... o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem comprometer o programa de vacinação indígena, de 2 milhões de doses”, escreveu Bolsonaro na carta, compartilhada por seu assessoria de imprensa.

Sua mensagem para Modi chega no momento em que o centro biomédico da Fiocruz, financiado pelo governo federal, disse na sexta-feira que os ingredientes ativos necessários para preencher e terminar milhões de doses da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca no Brasil, que deveria chegar ao país no sábado, podem não chegar até o final do mês.

A Fiocruz, que contava com o embarque no sábado para abastecer o governo com as doses neste mês, disse estar em negociações para importar mais doses prontas da vacina, provavelmente da Índia, além dos 2 milhões que já encomendou.

Uma fonte envolvida disse que o ingrediente ativo está pronto para embarque para o Brasil, mas aguarda licença de exportação da China, onde é produzido.

Anteriormente, a Fiocruz solicitou autorização de uso emergencial para vacinas AstraZeneca vindas da Índia, que devem chegar ao Brasil em meados deste mês.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.