Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
CPI da pandemia

Bolsonaro pode ser acusado por 11 crimes em relatório da CPI da pandemia

Segundo reportagem do O Globo, os principais alvos do relator da CPI serão o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.



x84309433_Brazilian-President-Jair-Bolsonaro-looks-on-during-the-launching-ceremony-of-the-Front-Braz.jpg.pagespeed.ic_.VjhhhLK_Js_14C752BD-359D-45F6-B233-36A40DAED96D.jpg Foto: Reprodução
15/10/2021 às 12:34

Com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid chegando ao fim, o senador Renan Calheiros já está trabalhando para entregar o relatório final das investigações. O senador já definiu a proposta de que os órfãos da Covid-19 sejam indenizados e recebam pensão até 21 anos paga por recursos do orçamento da União. O relatório deve ser apresentado na próxima terça-feira (19).

Além disso, segundo reportagem do O Globo, os principais alvos do relator da CPI serão o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.



Para o presidente, Renan Calheiros pretende indicar 11 crimes penais, sendo eles: epidemia com resultado morte; infração de medidas sanitárias; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documento particular; charlatanismo; prevaricação; genocídio de indígenas; crimes contra a humanidade; crimes de responsabilidade; e homicídio por omissão.

Já para o ex-ministro, o relator identificou sete crimes para pedir o indiciamento, muitos destes interligados aos crimes de Jair Bolsonaro. São eles: epidemia com resultado morte; incitação ao crime; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; comunicação falsa de crime; genocídio de indígenas; e crimes contra a humanidade.

Além disso, o coronel Élcio Franco, adjunto de Pazuello no Ministério da Saúde, também será inserido num extenso rol de tipos penais. Somado a eles, mais de 40 outros envolvidos devem ser responsabilizados no relatório final do senador.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.