Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
Fila para leitos

Centenas de pacientes com Covid-19 no Amazonas esperam na fila por um leito

Somente na capital, a fila é de 309 pessoas



Balan_o-AMI24H-Fotso-Frank-N_ry-11.11-3_A2D70B58-F173-4023-BA9C-C27AECD19A95.jpg Foto: Reprodução / Internet
11/01/2021 às 09:27

O Amazonas registra 362 pacientes acometidos pela Covid-19 na fila de espera por leitos clínicos e de UTI nos hospitais da rede pública e particular. Deste total, 46 aguardam em gravidade por um leito de UTI.  316 esperam por um leito clínico.

309 pacientes na fila de espera são de Manaus. Enquanto que 53 são oriundos de municípios do interior do Amazonas. A rede particular tem dois pacientes na fila por uma vaga em leito clínico e um paciente aguardando em estado grave por Unidade de Terapia Intensiva.



Sete hospitais particulares de Manaus anunciaram na virada do ano que as suas unidades atingiram a capacidade máxima de ocupação. O nível de ocupação dessas unidades se mantém próximo dos 100% em boletins diários divulgados.

Os dados são do boletim diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) deste domingo (10). No sábado (9), a fila de espera tinha 396 pacientes. Na sexta-feira (8), a FVS registrou 404 pacientes que aguardavam na fila por um leito, maior número em janeiro até o momento.

Segundo o boletim, foram confirmados 32 óbitos por Covid-19, sendo 22 ocorridos no sábado. Há 1.450 pacientes internados, sendo 973 em leitos (367 na rede privada e 606 na rede pública), 450 em UTI (167 na rede privada e 283 na rede pública) e 27 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

O número de pacientes que aguardam na fila caiu 12% entre sexta-feira e este domingo. Procurada por A CRÍTICA, a Secretaria de Estado de  Saúde (SES-AM)  explicou que a fila de espera diz respeito a pacientes internados em unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de salas rosas e vermelhas dos Pronto-socorros, enquanto aguardam remoção para leitos clínicos e de UTI.

No último dia  29, em recomendação conjunta ao governador, Wilson Lima (PSC), os órgãos de controle do Estado e da União, entre eles, o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) revelaram a existência da fila e ponderaram que ela não era contabilizada no cálculo da taxa de ocupação de leitos Covid-19.

Segundo a pasta, a fila de espera leva em conta dados diários coletados até às 12h. A SES-AM assegurou que esses pacientes seguem sendo assistidos, recebendo suporte clínico, até que sejam transferidos.

Além da disponibilidade de leitos, a secretaria destaca que as transferências atendem a critérios como quadro clínico do paciente e condições para a remoção, que são definidos pelos médicos da Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

“Por fim, as unidades de saúde mantêm reserva técnica de leitos para atender ocorrências internas e, por esse motivo, não atingem a ocupação de 100% de leitos”, pontua a nota.

A Secretaria de Estado de Saúde reforçou que continua trabalhando para a ampliação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, e que, desde novembro, quando teve início o plano de contingência para o Recrudescimento da Covid-19, a rede estadual teve um aumento de 154% do número total de leitos, saindo de 457 para os atuais 1.164. Em relação ao número de UTIs, o quantitativo mais que dobrou desde o início do plano de contingência, saindo de 130 para 299 leitos de UTI.

“O Governo do Amazonas solicitou, nesta sexta-feira (08), a requisição do Hospital Nilton Lins para abrir leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A medida, comunicada aos órgãos de controle do Estado, tem como objetivo assumir a gestão do hospital, requisitando tanto os espaços físicos, como toda a estrutura de equipamentos e mobiliários da unidade hospitalar, que de abril a julho de 2020 serviu de base para o hospital de Combate à Covid do Estado”, finaliza a secretaria.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.