Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Formação antecipada

Cetam antecipa conclusão de cursos técnicos na área de saúde para ajudar no combate à Covid-19

Será antecipada a formatura de alunos de Manaus e de mais seis municípios do Amazonas



ac_18_F2ECD73F-E4FE-4F20-9001-CEC22FD3C6D6.jpg Foto: Divulgação
18/01/2021 às 09:56

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), pretende reforçar a equipe de saúde, na capital e interior do Estado, no combate aos casos de Covid-19 e tratamento de pacientes acometidos pela doença. 

Isso será possível, de imediato, graças à Resolução que permite a antecipação da conclusão dos cursos do Cetam na área de saúde, com 80% da carga horária do curso já concluída e com o estágio supervisionado em unidades de saúde já iniciado.



No Diário Oficial do dia 15 de janeiro de 2021 foi publicada a Resolução do Comitê Técnico Profissional (Cotep), presidido pelo diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto. Na decisão, fica autorizada a “antecipação de conclusão de cursos técnicos de nível médio, em caráter excepcional, aos estudantes finalistas na área de saúde”.

A medida atende, inicialmente, 8 turmas e 248 alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises clínicas, Radiologia, Hemoterapia, Vigilância em saúde e Agente comunitário de saúde dos seguintes municípios: Manaus (46); São Paulo de Olivença (47); São Sebastião do Uatumã (35); Tonantins (32); Barcelos (39); Parintins (32); e Humaitá (17).

O diretor-presidente do Cetam explica que existem propostas para a ampliação do número de turmas a serem beneficiadas com a antecipação da conclusão do curso, podendo chegar a 69 turmas e 2.169 alunos. Para isso, estuda-se algumas possibilidades, dentre elas a de reiniciar o ano letivo de forma remota.

“Neste momento crítico para o nosso Estado, o Cetam cumpre o seu papel como instituição formadora de cursos técnicos na área de saúde e se coloca na linha de frente de combate à Covid 19. Esses técnicos são qualificados e poderão atuar no plano estadual de imunização e em outras frentes de trabalho no sistema de saúde”, ressaltou o professor José Augusto.

SES-AM aprova iniciativa -  Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), secretário Marcellus Campêlo, neste momento de pandemia é importante que se tenha o maior número possível de profissionais da área da saúde disponível. “Quando o Cetam antecipa a conclusão desses cursos, ganha-se muito porque os alunos, além da qualificação que adquiriram nos cursos, agora têm, de forma legal, a atribuição de exercer sua profissão.”

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.