Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
PREVENÇÃO

Coronavírus: igrejas suspendem cultos e missas presenciais no AM

Igrejas evangélicas suspendem cultos para evitar aglomerações. Arquidiocese de Manaus orienta que missas sejam realizadas de forma restrita



WhatsApp_Image_2020-03-20_at_19.40.47_C1EC5662-C880-4155-BD40-DD5D42791183.jpeg Foto: Arquivo/A Crítica
20/03/2020 às 20:01

Como medida de prevenção e contenção do novo coronavírus, igrejas do Amazonas que concentram maior número de fiéis decidem suspender cultos presenciais e evitar aglomerações. Em conformidade com as orientações sanitárias do Governo do Amazonas, líderes religiosos se unem e recomendam que fiéis permaneçam em casa.

O presidente da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), pastor Jonatas Câmara, que havia decidido pela continuidade das reuniões religiosas, em vídeo divulgado ontem (19) nas redes sociais, voltou atrás na decisão e declarou a suspensão dos cultos por um período de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais tempo.



Em ocasião do novo cenário de propagação do vírus, que nesta sexta-feira (20) confirmou sete casos da doença no estado, Câmara afirma que a decisão atende ao pedido de autoridades municipais e do Governo do Estado para evitar o contágio.

“Conversamos sobre as medidas de higiene e saúde que precisam ser tomadas, observadas e levadas a sério, embora com fé e com alegria, sem temor e sem medo. Com isso, decidimos pela suspensão para evitar uma possível sobrecarga às redes públicas de saúde”, explicou.

Igreja Católica

O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, divulgou na tarde de ontem (19), novas orientações pastorais, que devem ser colocadas em prática a partir de segunda-feira (23).

Dentre as orientações, está a suspensão de reuniões, encontros formativos e missas para o público, devendo essas ser realizadas de forma restrita e, se possível, transmitida pelas redes sociais.

Steiner destaca que este momento deve ser vivido com fé, caridade, misericórdia e confiança em dias melhores. E com o cessar da pandemia, as missas e eventos que animam e alimentam a fé do povo católico serão retomadas para celebrar a saúde e a vida.

Igreja Presbiteriana

Na quarta-feira (18), o Conselho da Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus) suspendeu os cultos presenciais por um período inicial de duas semanas. A medida suspende também as atividades ministeriais que exijam a presença dos membros.

O pastor titular da IPManaus, Francisco Chaves dos Santos, afirma que a atitude não significa que a igreja irá parar com suas atividades, pelo contrário.

“Temos uma responsabilidade espiritual e social para com os membros. Nesse sentido, os cultos serão transmitidos online e as ações dos ministérios serão veiculadas nas páginas oficiais da igreja”, declarou.

O primeiro culto online, sem a presença dos membros da igreja, será transmitido ao vivo no domingo (22), nas redes sociais oficiais da IPManaus, no Facebook e YouTube.

Colaborou: Amaríles Gama

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.