Comissão define critérios para vacinação dos grupos prioritários no AM; veja lista
Ao todo são 11 níveis de prioridade em diversos setores em áreas de atuação, e que, de certa forma, estariam mais expostos ao vírus que causa a doença. Confira a lista completa
A comissão reponsável por estabelecer critérios de prioridade da vacinação contra Covid-19 no Amazonas definiu nessa sexta-feira (22), os grupos que fazem parte da primeira fase da vacinação.
Ao todo são 11 níveis de prioridade em diversos setores em áreas de atuação, e que, de certa forma, estariam mais expostos ao vírus que causa a doença. A lista inclui trabalhadores da saúde, inclusive auxiliares adminstrativos e de logística como maqueiros. Em todos os casos, a prioriedade deve ser para profissionais com mais de 60 anos, e profissionais diabéticos, e que possuem comorbidades.
Ocupando a prioridade máxima, os profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, Semi-intensiva, Unidade de Cuidado Intenso - UCI, Sala de emergência que atuam na asistência direta a covid-19.
Em seguida profissionais que atuam em 'Salas Rosa', reponsáveis pelo pronto atendimento de casos. Profissionais que atuam em enfermarias e leitos clínicos, além de trabalhadores de laboratório, coleta, processamento de material biológico.
Profissionais de necrotério ocupam a sexta posição. Equipes de vacinação em seguida. Profissionais que atuam no acolhimento em Unidades Básica de Saúde, Tenda de Atendimento ou Centro de triagem.
Pessoas que trabalham com distribuição de alimentos em unidades de saúde, e por último, profissionais que atuam no atendimento domicilar.
O Ministério Público do Amazonas acompanhou a formulação da resolução, participando das reuniões com os gestores de saúde do Estado junto dos demais órgãos de controle. Por isso, participa também da divulgação deste documento como forma de melhorar a transparência nas regras da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.