Sábado, 05 de Dezembro de 2020
POLÍTICA

Covid-19 adia prévias eleitorais do PT em Manaus

Três pré-candidatos vão disputar a votação interna para disputar o cargo de prefeito de Manaus. São eles: o deputado federal José Ricardo, o presidente estadual da sigla e deputado estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção Civil



show_ptt_840AD349-43D1-40FE-81CD-F89F2C95CE1F.jpg Foto: Reprodução
01/04/2020 às 13:51

A direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) adiou a realização das prévias eleitorais, agendada para o próximo sábado (4) para escolha do candidato do partido à Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), cidade mais atingida pelo novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. A sigla dispõe de três nomes que desejam disputar a cadeira de prefeito de Manaus, ocupada por Arthur Neto (PSDB). 

Em comunicado distribuído aos delegados no dia 26 de março, o presidente do diretório municipal do PT Manaus, Valdemir Santana informa que postergar a realização das prévias se faz necessário para evitar aglomerações de pessoas e conter a propagação do Covid-19. Ainda não há nova data para disputa interna.



“Essa decisão fora tomada em acordo com as orientações do Diretório Estadual do PT-AM, Diretório Nacional e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim sendo, conforme o avanço do tempo e a resolutividade da problemática em questão, informaremos a nova data para realização das prévias eleitorais do PT Manaus”, informa Santana em comunicado também assinado pelo secretário geral do PT Manaus, Sthanley Robson Santos dos Bastos.

Segundo o calendário do partido, aprovado por unanimidade, os pré-candidatos tiveram até o dia 20 de março para negociar um acordo para evitar a votação interna dos delegados partidários. Atualmente, o PT no Amazonas conta com 230 delegados aptos a votar nas prévias eleitorais.

Pré-candidatos

Três pré-candidatos do PT em Manaus vão disputar a votação interna. São eles: o deputado federal José Ricardo, o presidente estadual da sigla e deputado estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção Civil.

No 10 dia de março, Sinésio formalizou a pré-candidatura a prefeito de Manaus. O deputado declarou que no partido não há ‘candidaturas natas e nem impostas’. “Não existem candidaturas natas, não existem candidaturas impostas. Eu entendo que o PT agora vai abrir o debate e não só das candidaturas, mas também dialogar com a sociedade o melhor caminho para cidade de Manaus”, declarou.

Após três dias, foi o lançamento da pré-candidatura de José Ricardo. O deputado federal, eleito com 197,2 mil votos, é visto pelos correligionários como a oportunidade da legenda obter vitória nas eleições municipais deste ano e por ser manter bem colocado nas pesquisas de intenção de voto para o cargo. O ato foi prestigiado por movimentos sociais e apoiadores.

No dia 19 do mesmo mês, foi a vez do vereador Sassá lançar a sua candidatura. O evento teve a presença de dirigentes municipais e filiados da sigla. Na ocasião, o vereador de primeiro mandato disse que representa o ‘novo’ e que se sente preparado para suceder Arthur Neto. “A minha candidatura é um nome novo, com experiência, sabe o que a classe trabalhadora precisa no geral. Quero trabalhar para gerar emprego”, afirmou.

Prazos eleitores serão cumpridos

O presidente estadual da sigla, Sinésio Campos afirmou que o diretório municipal do PT Manaus será o único do partido a realizar prévias. “O interior está tranquilo. Não haverá prévias. Estamos em contato com todos os municípios até porque a data das eleições, no dia 4 de outubro, está mantida assim como também os prazos definidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, ponderou.

Sinésio frisou ainda que a janela partidária, na qual vereadores podem mudar de partido sem perder o mandato, encerra na próxima sexta-feira e no sábado é a data limite para que candidatos estejam com a filiação aprovada pelo partido e com domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam concorrer ao pleito municipal. Ele disse  ainda que o PT recebeu novos filiados, cujo registro está sendo feito pela internet no sistema da Justiça Eleitoral, e também pedidos de desfiliação, sem dar mais detalhes.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.