Sábado, 06 de Junho de 2020
PANDEMIA

Covid-19 já forçou o afastamento de 120 PMs e bombeiros no AM; seis morreram

Levantamento foi feito pela Associação da Polícia Praças e Bombeiros Militar do Amazonas (APPBMA). Comando Geral da PM distribui EPIs para servidores na ativa



whatsapp-image-2020-04-13-at-11.38.09_F258CFD0-F4D5-4475-BEDE-A8D11882635B.jpeg Foto: Divulgação/Secom
23/04/2020 às 15:00

Pelo menos, até hoje (23) 120 policiais militares e bombeiros estão afastados das atividades de rua por conta do novo Coronavírus, de acordo com levantamento feito pelo Associação da Polícia Praças e Bombeiros Militar do Amazonas (APPBMA). Além destes, seis do quadro da reserva não resistiram e morreram.

De acordo com informações passadas pela assessoria de imprensa da associação, entre os afastados, alguns estão internados em hospitais e outros estão sendo medicados em casa.



No Corpo de Bombeiros há dois casos confirmados e quatro suspeitos que estão em quarentena. Em média, em cada uma das unidades da Polícia Militar há entre cinco a dez policiais afastados.

Conforme a assessoria, por conta desse número crescente de policiais infectados, a associação vem realizando campanhas de entregas de EPIs (equipamentos de proteção individuais) nas unidades e em viaturas.

Até ontem, mais de mil máscaras e garrafas de álcool em gel haviam sido distribuídas. De acordo com a assessoria, o acessório é de fabricação caseira, de tecido nas cores preta e cinza dentro padrões exigidos pela Anvisa.

Entramos em contato com o Comando Geral da Polícia Militar para falar sobre a situação da instituição neste momento da pandemia. Em nota, a corporação informou sobre ações que estão sendo tomadas. Confira a nota na íntegra.

“A Polícia Militar tem prestado apoio aos militares e a funcionários civis que trabalham na corporação e que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) ou que apresentaram os sintomas da doença.

A corporação informa que, devido aos protocolos de isolamento, não é possível realizar visitação ou acompanhamento do paciente no local da internação, afim, de evitar a propagação acelerada do vírus. O militar ou servidor que identifique necessidade de apoio adicional poderá entrar em contato com a Diretoria de Promoção Social (DPS) ou Diretoria de Saúde (DS) da Instituição.

Equipamentos de proteção individual (EPI) para policiais militares em serviço são distribuídos desde o dia 23 de março  pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar para preservar a saúde, bem-estar dos policiais militares e de suas famílias. A distribuição é realizada pela Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação.

Também foram realizados mutirões de limpeza interna e externa de todas as viaturas táticas e especializadas, lanchas e unidades operacionais, incluindo a higienização com aplicação de ozônio, que diminui as chances de proliferação do novo coronavírus. Essa higienização continua sendo realizada por meio de técnicas de ionização, que consiste na aplicação de ozônio, produtos químicos e antibactericidas, além dos serviços de higienização no teto, portas, cintos, colunas, carpetes, tapetes e condicionadores de ar, eliminando fungos, bactérias e vírus no interior dos veículos.”

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.