Covid-19: Ministério Público abre investigação sobre as mortes por falta de oxigênio no AM
Muitas pessoas já morreram nas unidades de saúde por falta de oxigênio

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, vai investigar a alta de mortes no Amazonas por Covid-19, principalmente em relação aos óbitos ocorridos por falta de oxigênio.
Diante do caráter emergencial dos fatos, a investigação busca coletar possíveis evidências de atuação criminosa organizada.
Em comunicado oficial, o MPE confirmou que as investigações não serão sigilosas, “para atender aos reclamos sociais de transparência e maior conhecimento acerca dos fatos, que dizem respeito à gestão pública da saúde e saída da caótica situação”.
Na última quinta-feira (14), teve início no Amazonas uma verdadeira crise causada por falta de oxigênio em muitas unidades de saúde. Ainda não há um número oficial, mas muitas mortes aconteceram devido à falta de oxigênio.
Manaus tem recebido diariamente várias cargas de cilindros carregados com oxigênio vindas de vários cantos do país. No entanto, a distribuição ainda não foi normalizada e a todo momento, profissionais de saúde denunciam a falta de oxigênio.