Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Vacinação

Covid-19: Pelo menos 2,2 milhões de doses da vacina serão necessárias para imunizar população do Amazonas

Até 3,4 milhões de doses podem ser necessárias para cobertura vacinal satisfatória



_116217089_55415505_08824D5D-E032-4761-8D53-86AEC9D97ECE.jpg Foto: Reprodução / Internet
11/01/2021 às 07:34

Com base nos resultados da campanha de imunização contra a Influenza em 2020, disponíveis na plataforma Datasus, os pesquisadores do projeto Atlas ODS Amazonas estimaram a demanda por doses das principais vacinas contra a Covid-19 para o Estado. Conforme o estudo, as estimativas indicaram que serão necessárias no mínimo entre 2,2 a 3,4 milhões de doses para que se alcance uma cobertura vacinal contra o novo coronavírus satisfatória.

Na prática, o mapa interativo feito pelos estudiosos é possível verificar a porcentagem de cobertura de diferentes públicos-alvo como crianças, gestantes, idosos, indígenas, puérperas, profissionais de saúde e adultos.



Com esses dados referentes a campanha de imunização contra Influenza, de 2020, foram inseridos no gráfico também, três linhas de referência, uma para cada tipo de vacina - já anunciadas como as mais próximas para aquisição e utilização em um plano nacional - entre elas a Coronavac/Instituto Butantã, Pfizer/Biotech e Oxford/Astrazeneca.

Para chegar a linha de referência e determinar quantas pessoas precisariam ser vacinadas no Amazonas, o projeto Atlas ODS Amazonas utilizou como base o estudo feito pelo Instituto Questão de Ciência o qual indicou a porcentagem mínima de pessoas a serem imunizadas de acordo com o tipo de vacina: Pfizer/Biotech em 52%; Oxford/Astrazeneca em 85% e Coronavac/Instituto Butantã em 70% da população.

Pelo painel interativo de dados, disponível em https://datastudio.google.com/s/pbDzV7VDuNI, é possível ter acesso aos registros referentes de todos os municípios do Amazonas. No entanto, fazendo o recorte para Manaus, se verifica que serão necessárias entre 468,2 mil a 720,2 mil doses para que se alcance uma cobertura vacinal satisfatória na capital. Vale ressaltar que o valor total considera 2 doses por pessoa.

Os pesquisadores fecham a nota técnica afirmando que as informações disponíveis no sistema DATASUS sobre as metodologias dos cálculos para estimativa dos quantitivos populacionais em cada grupo “não esclarecem sobre quais foram os critérios seguidos quanto à faixa etária dos adultos e quanto às comorbidades consideradas. Dessa forma, a estimativa feita pelo Atlas se baseia apenas nos totais já contabilizados na base de dados do Governo Federal para o ano de 2020.”

Ainda segundo os estudiosos, torna-se necessária uma averigação dos relatórios estadual e municipais para um melhor entendimento sobre as estratégias adotadas para imunização contra Influenza em 2020, assim as características logísticas do território do Amazonas e o esforço para realizar a vacinação em meio às restrições da pandemia desde março de 2020 poderão ser mais bem avaliadas.

Altas ODS Amazonas

O Atlas ODS Amazonas é um projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e está inserido no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). O estudo é assinado pelos professores PhD Henrique dos Santos Pereira e Danilo Egle Santos Barbosa, além do mestrando Bruno Cordeiro Lorenzi.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.