Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Depoimento

CPI da Pandemia decide pedir condução coercitiva de Carlos Wizard

O empresário não está respondendo às notificações para comparecer à CPI. Ele deveria depor na próxima quinta-feira (17)



carlos-wizard_5E14A066-03F8-42AA-A486-2C61AEF2BD1F.jpeg Foto: Reprodução/Internet
10/06/2021 às 17:01

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia decidiu, nesta quinta-feira (10), pedir condução coercitiva do empresário Carlos Wizard, apontado como integrante do chamado ‘gabinete paralelo’. O empresário não respondeu as notificações para comparecer à CPI, e está nos Estados Unidos desde a semana passada, segundo informações recebidas pela comissão. Ele deveria depor na próxima quinta-feira (17).

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que se Wizard continuar ignorando as mensagens e não responder até terça-feira (15) deverá ser convocado coercitivamente. “Ele passou um mês trabalhando no Ministério da Saúde junto com Eduardo Pazuello e era daquele gabinete paralelo. O que o Carlos Wizard foi fazer no Ministério da Saúde? Passou um mês lá", questionou o senador.

Durante depoimento à CPI, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contou que foi aconselhado pelo empresário e chegou até a oferecer um cargo a ele no ministério. Defensor do ‘tratamento precoce’ e contrário ao lockdown, Wizard também é acusado de ter mobilizado recursos financeiros para fortalecer a aceitação das medidas que o presidente Jair Bolsonaro julgava adequada para enfrentamento ao coronavírus, entre elas o uso de medicamento ineficaz contra a doença.

O chamado ‘gabinete paralelo’ era uma estrutura sem vínculo oficial com o poder público, que orientava o presidente Jair Bolsonaro nas medidas de enfrentamento ao coronavíris, com informações sobre vacinas, uso de remédios sem eficácia comprovada, entre outras medidas adotadas pelo governo.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.