Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
CORONAVÍRUS

Ventiladores pulmonares exclusivos para covid-19 devem chegar a 300 até maio, diz Susam

Manaus possui, hoje, 392 ventiladores distribuídos por hospitais da cidade, sendo 69 exclusivos para pacientes em estado crítico pelo novo coronavírus. Meta da Secretaria de Saúde é aumentar esse número para 300 até 15 de maio



WhatsApp_Image_2020-04-02_at_13.49.08_37F3ABC6-CD3D-42BF-80FF-52FDA5D4F61C.jpeg Foto: Reprodução
02/04/2020 às 14:42

Manaus possui 482 ventiladores pulmonares, deste total 90 estão em manutenção. Isto significa que 392 ventiladores estão disponíveis na capital, segundo divulgou o secretario estadual de saúde, Rodrigo Tobias, na tarde desta quinta-feira (2). Segundo o secretário, 69 ventiladores estão disponíveis de forma exclusiva para pacientes em estado crítico infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Até o dia 15 de maio, conforme Rodrigo Tobias, Manaus deverá contar com 300 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centralizados no Delphina Aziz. O Amazonas, assim como o restante do mundo, está na disputa para aquisição desse equipamento, assim como Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais da saúde.  



A situação do interior do Amazonas é mais delicada. São apenas 24 respiradores pulmonares. "É suficiente? Não é suficiente. Principalmente em se tratar de uma pandemia. Nós, enquanto estado do AM, estamos sendo responsáveis na aquisição de respiradores. Estamos briganndo com outros estados do Brasil para adquirir esse equipamento. Já pedimos do Ministério da Saúde (MS), China e Agência Americana, mas, não sabemos quando chegará", ponderou Rodrigo.

Fica em casa

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinta, frisou a importância da população permanecer em casa e em isolamento social. Segundo Rosemary, hoje em Manaus se tem nove óbitos, três confirmados para covid-19, três descartados e três em investigação. "Ao todo temos 350 pessoas aguardando exame pois atendem a notificação de caso", pontuou Rosemary.  

Rodrigo Tobias alertou para a forma de contamição e da iminência do sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso devido ao aumento no número de casos. "Pessoas assintomáticas podem estar contaminando outras pessoas ao saírem das residências onde moram. A gente está lidando com uma pandemia onde o contágio é exponencial, uma pessoa pode contaminar seis ou oito. Daqui a algum tempo posso estar aqui afirmando que 'sim', o sistema de saúde pode entrar em colapso", frisou 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.