Quinta-feira, 24 de Junho de 2021
Testes rápidos

Escola da rede particular realiza testagem rápida de Covid-19

Ação é voltada para alunos e seus familiares



53b1d171-01f7-4e77-8df2-589fa44af354_AEB772B9-4F8B-4EC3-949C-8AE2CB5A7CE3.jpg Foto: Yasmin Feitosa
07/11/2020 às 13:05

Com o objetivo de ampliar as medidas de combate e  enfrentamento da covid-19, as Escolas Idaam deram início na manhã deste sábado (7), um projeto que buscou realizar testes rápidos para detecção do coronavírus em alunos e seus familiares com preço mais acessível de R$ 67,90. A ação foi feita em parceira com a Clínica Actus, aconteceu na unidade localizada avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo a diretora pedagógica geral do Idaam, Célia Carrara, a testagem nos alunos e familiares faz parte do plano estratégico de biossegurança que a instituição adotou, obedecendo às orientações do decreto governamental que possibilitou o retorno das aulas presenciais.



“Organizamos todo um plano estratégico de biossegurança que possibilitasse o retorno dos alunos e colaboradores de forma segura. O uso obrigatório de máscara; o uso da viseira de proteção - que foi fornecido a todos os alunos e colaboradores do Idaam -; instalação de pias de aproximação cujo o toque não é necessário; totens em álcool em gel; e etc. Dentre essas medidas, nós resolvemos ampliar os testes rápidos de covid-19 que já fazíamos com os colaboradores a cada 20 dias, e fornecer agora também aos alunos, pais e familiares”, contou a diretora.

A instituição disponibilizou, inicialmente, cem testes para todos os alunos das cinco unidades da capital. Porém, conforme Célia Carrara, o intuito é ampliar o número e fornecer a testagem em cada unidade do Idaam.

“Nós abrimos o agendamento por meio do site na última quinta-feira [5] e percebemos que em poucas horas, todas as vagas já tinham se esgotado. De início, nós fornecemos cem testes para serem realizados na unidade Djalma Batista, mas o objetivo é que até o final do ano a gente consiga realizar testes em alunos e familiares de todas as unidades do Idaam”, destacou Carrara.

Preço acessível

A administradora Patrícia Pinheiro, mãe do Pedro Henrique de 16 anos, parabeniza a instituição pela iniciativa de testagem em massa. Segundo ela, esta não é a primeira vez que sua família faz a testagem para detectar a covid-19.

“Acho sensacional a iniciativa da instituição. Mesmo que a gente pague, é algo necessário. É uma iniciativa de segurança para a família e para sociedade. Viemos eu, meu marido e meu filho. Meu marido já realizou o teste três vezes, eu e meu filho, duas vezes. Só para você ter uma noção, o que eu paguei hoje aqui com os três testes, foi equivalente ao que pagamos em um teste lá no começo da pandemia”, contou a mãe.

Patrícia ressaltou ainda a importância da obediência as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, pois ainda há muitas pessoas desrespeitando o isolamento social e o uso de máscaras em diversos lugares com aglomerações.

“Temos que continuar com o distanciamento social, ficar mais em casa, aproveitar a família. Acho que se cada um fizer o seu papel, vamos conseguir vencer esse vírus. Eu, meu marido e meu filho não testamos pra covid-19. Mas cinco outros membros da família testaram. A família da minha irmã, por exemplo, perdeu a sogra para o coronavírus. Então assim, a gente sabe como é a dor de perder alguém para esse vírus”, declarou a administradora.

Para a realização do teste, evitando aglomeração e mantendo o protocolo de biossegurança, foi realizado um agendamento em horário pelo site do Idaam, de 8h às 12h. A cada hora foram agendadas 25 pessoas, que foram atendidas por ordem de chegada.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.