Sábado, 23 de Janeiro de 2021
CENÁRIO

Escolas voltam a ser fechadas no Rio de Janeiro devido Covid-19

Governo também liberou funcionamento 24h de shoppings para evitar aglomeração. A decisão ocorre em meio a um aumento de casos e saturação de leitos de UTI



x89328317_RI-Rio-de-Janeiro-RJ-26-08-2020-Escolas-comecam-a-se-preparar-para-volta-das-aulas-com-medi.jpg.pagespeed.ic.a0IpvEP1ZE_D7874F43-14AC-4EC7-B552-2E73F9F3B587.jpg Foto: Adriano Machado/Reuters
04/12/2020 às 16:29

Os shoppings centers do Estado do Rio de Janeiro poderão abrir por 24 horas para tentar evitar aglomerações em tempos de festas de fim de ano, anunciaram nesta sexta-feira o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e o governador interino Cláudio Castro (PSC). Escolas municipais devem voltar a ser fechadas a partir da próxima semana. 

O acerto aconteceu após encontros entre eles nos últimos dias. “As pessoas não precisam ter pressa e se aglomerar para fazer as compras“, disse Crivella.

Segundo Castro, “isso vale ‘ad eternum’ enquanto for necessário. “Vale para depois de dezembro também“, disse o governador interino a jornalistas.



A decisão ocorre em meio a um aumento de casos e saturação de leitos de UTI.

Estado e prefeitura anunciaram aperto na fiscalização para evitar aglomerações e concentrações de pessoas e a abertura de quase 400 leitos de UTI para os próximos dias.

As autoridades fizeram ainda um apelo para que a população use máscara e álcool em gel e que o setor produtivo ajude na fiscalização de regras de ouro.

“Faço um apelo à população e à cadeia produtiva: a pandemia não foi embora e é um ano extremamente difícil e com erros do poder público no mundo inteiro“, acrescentou Castro.

As autoridades não querem voltar atrás nas regras de isolamento mesmo com aumento de casos, taxa de mortalidade recorde e UTIs públicas e privadas lotadas.

Mas especialistas pedem novas restrições.

“Tem que se tomar medidas mais rígidas porque o momento é delicado “, disse o infectologista Roberto Medronho, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio e Janeiro (UFRJ).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.