Sábado, 31 de Julho de 2021
Preocupação

‘Estamos dando muitas chances para o vírus evoluir’, afirmou pesquisador da Fiocruz Amazônia

Segundo o pesquisador, a vacinação e a criação de barreiras sanitárias são as melhores medidas coletivas para conter a proliferação do vírus



Sem_titulo_3DBB3818-25BB-4FEB-9F22-AD790C4AB1C5.jpg Foto: Divulgação
25/05/2021 às 09:22

“Estamos dando muitas chances para o vírus evoluir”. Foi a afirmação do coordenador do Laboratório de Virologia da Fiocruz Amazônia, o pesquisador Felipe Naveca, em relação à falta de medidas concretas para evitar o aumento de casos de Covid-19.

De acordo com o pesquisador, a criação de barreiras sanitárias é uma das medidas mais eficazes para evitar a proliferação da doença. “Só que isso nunca foi feito no Brasil desde o início da pandemia. Não fazemos o monitoramento de quem entra no país. Precisaríamos de medidas mais rígidas, como um cadastro de todos que entram aqui. Foi isso que fizeram os países que tiveram maior sucesso no controle da doença”, explicou.

Segundo ele, com esse cadastro seria possível fazer um melhor levantamento sobre novas variantes, pois as autoridades teriam como entrar em contato direto com quem poderia, por exemplo, ter entrado no país infectado com a doença e, assim, fazer seu isolamento e controle de contato.

Em relação às variantes, Felipe disse ainda ser algo preocupante, por mais que estudos preliminares tenham mostrado que as vacinas apresentem bons resultados em relação à imunização de todas as variantes registradas até o momento. Ele disse que as novas mutações do vírus devem ser encaradas com preocupação. “As variantes têm apresentado um poder bem maior de transmissão e quanto mais pessoas infectadas, maior o número de pacientes evoluindo para os casos graves da doença”, explicou.

Felipe reforçou que os cuidados pessoais, como uso de máscara, higienização com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social ainda são as principais formas de se evitar a infecção. “Precisamos avançar o mais rápido possível na vacinação, mas não podemos abrir mão desses cuidados”, afirmou.

As informações foram dadas na edição desta terça-feira do programa Manhã no Ar, da TV A CRÍTICA.



Especial para A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.