Sábado, 30 de Maio de 2020
Resultado

Exame de coronavírus do governador Wilson Lima dá negativo

Governador do Amazonas fez o teste após receber a notícia de que o presidente do Senado David Alcolumbre está com a doença. Os dois tiveram agenda juntos, em Manaus, na semana passada.



wilson_lima_cicc_0D5B0B3D-4E99-4E4A-997C-8B5607F59CCE.jpg Wilson em reunião com integrantes do governo. Diego Pérez/Secom
19/03/2020 às 16:44

O exame de coronavírus do governador do Amazonas, Wilson Lima, deu negativo para a Covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, em entrevista ao vivo pela internet concedida pelo governador, ao lado do titular da Secretaria Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, e diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.

Rosemary explicou que o contato de Lima com Alcolumbre aconteceu, muito provavelmente, quando o coronavírus ainda estava inativo no organismo do senador. Segundo ela, o ciclo para esse tipo de vírus se tornar "ativo" no organismo (sangue) é de 48 horas. Só depois disso a pessoa torna-se transmissora do agente causador da Covid-19.



Lima explicou como é feito o exame e comentou: "Não é um exame fácil". A coleta de material é feita com um tubo, inserido pelo nariz até a garganta. A cada exame, todo esse material é descartado, por isso trata-se de um exame caro.

Na coletiva, foi informado que o Amazonas recebeu do Ministério da Saúde 672 kits para testagem do coronavírus e tem capacidade de processar 40 testes por dia. O Estado está adquirindo equipamentos para duplicar essa capacidade, explicou a diretora-presidente da FVS. Hoje, os exames ficam prontos em no máximo 24 horas (podendo ficar prontos em 12 horas). 

Lima coletou na noite de ontem o material para fazer o exame, e desde então ficou em isolamento. Ele não apresenta sintoma da doença, mas por ter cumprido intensa agenda de reuniões de trabalho após ter contato muito próximo com Alcolumbre, a vigilância epidemiológica recomendou que fizesse o exame.

O presidente do Senado esteve em Manaus na última quinta-feira (12/03) e ontem divulgou que testou positivo para o Covid-19. Em manaus, Alcolumbre participou de evento na Moto Honda (leia matéria aqui) e reuniu-se com dezenas de políticos.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Tudo sobre o Coronavírus



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.