Filho de vice-reitor da Ufam diz que pai e colegas de profissão se infectaram em SP
De acordo com Marcos Jacob Cohen, o pai e colegas médicos estavam na cidade participando de um congresso que, para ele, foi o local de infecção pelo novo coronavírus
Filho do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcos Jacob Cohen informou que o pai, o médico oftalmologista e professor Jacob Cohen, segundo caso de paciente infectado com o novo coronavírus no Estado, se infectou provavelmente durante um congresso na cidade de São Paulo. De acordo com ele, outros colegas médicos que estavam no evento testaram positivo para o COVID-19.
"Estivemos operando no interior do Amazonas há 10 dias e logo após o projeto, o Dr. Jacob partiu para SP, de quarta para quinta-feira da semana passada, ficando até domingo, onde participaria de um congresso, provável local do contágio, assim como foram detectados em outros colegas médicos no mesmo congresso!", destacou Marcos, em postagem em sua página no Facebook nesta terça-feira (17).
Marcos ainda afirmou estar com aversão a notícias, segundo ele errôneas, relacionadas ao fato do seu pai ter estado no interior do Amazonas dias atrás.
"[...] profunda indignação o fato de relacionarem um ato de boa ação, projeto social e humanitário, com ato de pura irresponsabilidade. Reitero e afirmo que a população [do interior] não foi colocada em risco, inclusive todos os membros da expedição são assintomáticos até hoje, eu me incluo, confirmando que a infecção foi em SP. Espero que isso elucide e acabe com todos os boatos e que blogs e jornalecos se retratem, pois a notícia verdadeira é a que prevalecerá!", finaliza em post.
Posição da federal
Mais cedo, por meio de nota, a Ufam informou que o vice-reitor apresenta quadro brando, com sintomas leves da síndrome. "Ele apresenta quadro brando da doença, estando de quarentena domiciliar, devidamente orientado pelos especialistas que lhe atenderam e evoluindo bem. A Ufam reitera o compromisso com a sociedade, preocupando-se com toda sua comunidade e colaborando para que possamos enfrentar juntos essa situação", destacou a instituição.