Fiscalização orienta sobre medidas de isolamento no Centro de Manaus
Lojas de serviços não essenciais foram fechadas, em cumprimento de decreto estadual. Serviços poderão reabrir de forma escalada a partir do dia 14 de maio. Decisão depende do número de casos de covid-19 no Estado

A área comercial do centro de Manaus está sítiada, lojas, restaurantes e bancas de camelôs foram fechadas e ruas interditadas pela polícia nesta manhã e a determinação é que volte a reabrir a partir da segunda quinzena deste mês, conforme informou ontem o secretário de segurança pública Louismar Bonates.
Bonates, a delegada geral da Polícia Civil Emília Ferraz e o comandante geral da Polícia Militar Ayrton Norte comandaram pessoalmente, hoje pela manhã, a segunda fase da operação Fica em Casa que tem como objetivo conscientizar a população a dar cumprimento ao decreto governamental de fechamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais.
De acordo com Bonates, os trabalhos começaram por volta das 5h na área da feira Manaus Moderna onde foram fechados, restaurantes, lanchonetes e bancas de camelôs.
Da área portuária, a operação seguiu para a comercial no centro, nas ruas Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr Moreira, Quintino Bucaiuva e outras o de fora fechadas algumas lojas e bancas de camelôs. Nessa área, as ruas foram fechadas e o acesso de pessoas passou a ser proibida. De acordo com o secretário essa situação deve permanecer assim até o final da segunda quinzena.
As autoridades conversaram com a população orientado sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pelo coronavírus. “O que me chamou a atenção é que muitos dos que não usavam máscaras ao serem abordados mostravam que tinham o acessório guardado no bolso” disse Bonates.
O comandante Norte disse que o “vírus não é brincadeira” e que as pessoas devem ter consciência da gravidade da doença.De acordo com ele, o importante nesse momento não haver mais perda de vida. “Estamos nas ruas para dizermos à população que use máscaras, higienize as mãos, evite contato pessoal e respeite a distância social nas filas de bancos e casas lotéricas. Este é um vírus letal” advertiu o comandante.