Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Testagem

Governo do Amazonas aumenta testagem de Covid-19 e disponibiliza resultado na internet

Para o resultado do exame, que é padrão ouro, a população deve acessar o site da Fundação de Vigilância em Saúde



Sem_t_tulo_9DD8971B-9782-442D-966E-3E46FBD357BC.jpg Foto: Divulgação
10/04/2021 às 10:38

Os pacientes que realizam o exame RT-PCR, classificado como padrão ouro para detectar novas infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), podem obter o resultado, em até 48 horas, no site da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), http://www.fvs.am.gov.br/, no link ‘Resultados Lacen/FVS’, mediante consulta pelo CPF.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aumentou a oferta da testagem do RT-PCR e também do teste rápido de antígeno, tanto nas unidades de urgência e emergência, que são as portas de entrada do sistema de saúde, quanto na rede ambulatorial para rastreamento da Covid-19 e o acompanhamento do paciente.



O fortalecimento da vigilância em saúde e a integração com a secretaria municipal de Saúde (Semsa-Manaus) são duas das principais estratégias da SES-AM para o enfrentamento da Covid-19 no Estado.

“A testagem tem o objetivo de fechar o cerco do vírus para quebrar a cadeia de transmissão, além de oportunizar o exame para o paciente onde está sendo atendido”, explicou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), Nayara Maksoud.

Treinamento - As equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vêm capacitando profissionais nas unidades de saúde da rede estadual, para a coleta e melhor encaminhamento dos exames, desde o mês passado.

O trabalho iniciou nas maternidades e nos Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), nos hospitais das Fundações de Saúde, Hospitais e Prontos-Socorros adultos e infantis e alcançou, nesta semana, os serviços ambulatoriais das Policlínicas, dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimis). As próximas unidades de saúde a receberem o reforço na capacitação do Lacen serão as fundações. 

Nas Policlínicas e Caimis, a testagem será realizada em pacientes que estarão aguardando para realização de consultas e exames, durante a triagem que forem identificados com sintomas gripais.

Diagnóstico imediato - O Governo trabalha para ampliar a testagem no Amazonas com a aquisição de testes para detecção da Covid-19. A iniciativa de identificação precoce de infectados pelo vírus tem apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que doou 122 mil testes rápidos de antígeno ao Amazonas. 

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) também lançou um Pregão Eletrônico para Registro de Preços, com o objeto a aquisição de teste rápido de antígeno. Assim, além da SES-AM, outros órgãos do Estado também poderão adquirir o teste. 

Distinção - A técnica de coleta dos testes rápido de antígeno e do RT-PCR é a mesma: por swab nasal (cotonete). O RT-PCR detecta o RNA do vírus, permitindo o mapeamento genômico e a vigilância, enquanto o antígeno identifica a proteína do Sars-CoV-2 em menor tempo. 

A coleta do RT-PCR deve ser feita entre o 1º e o 10º dia dos sintomas de Covid-19; e o antígeno obedece no período de sete dias, desde o início dos sinais de suspeita.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.