Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
DECRETO

Governo proíbe transporte de passageiros em viagens estaduais e intermunicipais

O governador Wilson Lima utilizará o aparato de segurança pública, de maneira incisiva, para frear quem não obedecer as orientações de proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais como bares



WILSON_LIMA_Divulga__o_65FC200E-328F-4FA8-97C0-FCAE75E3DE27.jpg Foto: Reprodução
04/04/2020 às 16:19

O governador do Estado Wilson Lima assinará neste sábado (4) um decreto para proibir o transporte de passageiros em viagens estaduais e intermunicipais e permitindo somente o transporte de cargas de itens essenciais como alimentação nas rodovias do Amazonas.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) o Amazonas aparece na situação de “Aceleração Descontrolada" junto a mais três unidades da Federação: Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.



O decreto é uma das ações anunciadas pelo governador para tentar conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Estado durante coletiva realizada na tarde de hoje (4). A coletiva contoou com a presença da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary da Costa Pinto.

Outra iniciativa, de acordo com Wilson Lima, é a determinação da utilização do efetivo de seguranças do Estado, mais incisivamente, para frear quem não obedecer as orientações de proibição de funcionamento de estabelecimentos comerciais como bares.

“Muitos ignoram essas nossas determinações. Vamos colocar na rua todo nosso efetivo de segurança para multar e até prender quem descumpre o decreto”, afirmou o governador.

Ele destacou o apoio do empresariado local e inciativa privada “que estão estão ajudando a desenvolver tecnologias no combate ao Coronavírus” e destacou o trabalho dos prefeitos do interior do Estado que fecharam estabelecimentos comerciais. “Essa iniciativa dos prefeitos pode ser a explicação para que os casos no interior não evoluam, o que não acontece aqui em Manaus”, destaca Lima.

O governador ressaltou a importante do isolamento social no combate ao Covid-19. “Não existe outro caminho que não seja o isolamento social. Todas as medidas que estamos tomando são baseadas nas determinações do Ministério da Saúde e OMS. Tudo que estamos fazendo é com transparência. Nenhuma morte ocorreu por falta de apoio. Nenhuma vítima deixou de ser atendida pelo Governo e temos trabalhado com todo esforço para atender à população e  trabalhado para ampliar a nossa capacidade de atendimento, mas cada um precisa fazer a sua parte”, comentou.

Wllson Lima criticou as notícias falsas que vêm sendo divulgadas por conta da pandemia. “Muitas pessoas estão em pânico por conta de fake news com proveito político. Toda nossa equipe está trabalhando 24 horas, feriados e finais de semana para salvar vidas. Determinei que tudo que acontece seja repassado para a população pois trabalhamos de forma transparente. Peço que procurem os canais oficiais do Governo e da Susam e que não repassem fake news. Desconfiem de algo que não seja divulgado pelo Governo do Estado e imprensa séria”, disse Lima.

Sem registros

De acordo com os dados anunciados na coletiva há 51 novos casos de Covid-19 no Amazonas, aumentando o número para 311 registros com 12 mortes confirmadas. Não houve anúncio de novos óbitos de ontem (3) para hoje (4).

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.