Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Amazônia

Pará registra a primeira morte entre indígenas causada pela covid-19

Teste foi realizado cinco dias após a morte da indígena pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), mas o órgão de saúde só revelou o caso ontem (2)



290008027857427_CF76FC08-834B-4EF5-ABFB-EC1A080CCEDA.jpg Foto: Reprodução/Internet
03/04/2020 às 11:06

Uma idigena de 87 anos da etinia Borari, que morreu no dia 19 de março, na vila de Alter do Chão, em Santarém, no estado do Pará, é a primeira morte registrada entre indígenas em decorrência da covid-19. O teste foi realizado cinco dias após a morte da indígena pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), mas o órgão de saúde só revelou o caso ontem (2). Por meio das redes sociais, a secretaria confirmou que a idosa havia morrido em decorrência do vírus.

Ela é também a primeira pessoa a morrer no estado com resultado positivo do exame para a doença. Até o início da noite de hoje, o Pará tinha 48 casos confirmados de contaminação.
 

 



Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), reafirmou que a indígena foi vítima da covid-19. 

De acordo com informações do Instituto Sociambiental (ISA), o Ministério Público Federal (MPF) no Pará instaurou um inquérito para apurar as circustâncias da mortes. Conforme o Instituto, que é ligado à causas ambientais na Amazônia, uma das investigações questiona que não houve notificação da suspeita de Covid-19.

Ainda citando o ISA, centenas de pessoas compareceram ao funeral da idosa, muito querida em toda a vila de Santarém. 

Auricélia Arapium, do Conselho Indígena Tapajós e Arapium (Cita), denuncia ainda que as organizações e lideranças indígenas não têm sido informadas adequadamente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde, sobre como o órgão vai atuar na região.

A reportagem entrou em contato com a Sesai e aguarda um posicionamento. Até ontem (2), a secretaria não havia confirmado nenhuma morte entre indígenas.

Amazonas

Uma indígena da etnia Kokama está isolada no Amazonas desde que foi confirmada com covid-19. De acordo com a Fundação Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), os familiares que tiveram contato com ela também estão em isolamento e observação.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.