Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
CENÁRIO

Inverno amazônico pode aumentar casos de covid-19, afirma FVS-AM

A Diretora-Presidente da FVS-AM reafirma que a melhor maneira de se prevenir é usando máscaras e evitando aglomerações



show_DWAE_944E34C4-D648-497A-8291-CA4EC26A54A2.jpg Foto: Arquivo AC
14/10/2020 às 21:40

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (14), na sede do Governo do Estado do Amazonas a Diretora-Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), afirmou que o inverno amazônico, que é o período mais chuvoso, é o momento de uma maior incidência de síndromes respiratórias, incluindo o novo coronavírus.

"Agora em outubro estamos tendo chuvas quase todo dia. Para nós da vigilância e também da SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), isso significa fazer todo os preparativos para o período sazonal dos vírus respiratórios. Nós começamos a ter o crescimento incluindo a covid-19", afirmou a diretora.



Segundo Rosemary, vírus como a H1N1, Influenza B, Vírus sincicial respiratório, levam também a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e podem ser confundidos com a Covid-19.

"Nos próximos meses, nós certamente teremos um aumento na circulação desses vírus e muitos poderão ser interpretados como covid." alertou a presidente da FVS-AM.

Vírus como a da Covid-19 pode se disseminar com maior facilidade no tempo frio e seco. Além de que esse clima pode tornar o sistema imunológico das pessoas mais sensível.

Segundo Rosemary, até agosto deste ano o estado trabalhava com testes que identificavam oito vírus. "Estamos ampliando no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), e os testes para diagnosticar outros 21 tipos de vírus incluindo covid."

A Diretora-Presidente da FVS-AM reafirma que a melhor maneira de se prevenir é usando máscaras e evitando aglomerações.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.