Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Monitoramento

Investigação da FVS-AM monitora escolas e creches com testagem para detecção do novo coronavírus

Pelas próximas duas semanas, 2.391 profissionais de educação de 81 escolas devem ser examinados, por meio de exame de diagnóstico RT-PCR



Sem_t_tulo_7220F0EA-8210-46F0-B7F4-9CA6295021AD.jpg Foto: Divulgação
09/04/2021 às 12:05

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está realizando um plano de monitoramento do corpo técnico da rede privada de ensino de Manaus que retornou às atividades presenciais no último dia 5 de março no estado. Pelas próximas duas semanas, 2.391 profissionais de educação de 81 escolas devem ser examinados, por meio de exame de diagnóstico RT-PCR, para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O monitoramento iniciou no dia 31 de março, e já foram realizados 466 exames em nove instituições educacionais. Do total de amostras coletadas, para diagnóstico de Covid-19, foram detectados três (0,6%) casos positivos para a doença em três instituições. Os demais 463 (99,4%) exames apresentaram resultado negativo para detecção do novo coronavírus.



O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, apontou que o monitoramento ocorre para que a instituição possa acompanhar o cenário epidemiológico de Covid-19 no ambiente escolar após o retorno gradual das atividades educacionais. “A estratégia também possibilita, de forma ativa, evitar a disseminação da doença nas escolas e creches e no ambiente domiciliar dos profissionais de educação, mantendo o ambiente escolar seguro para a continuidade das aulas”, detalhou.

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS), enfermeira Evelyn Campelo, até esta quinta-feira (08/04), foram identificados três profissionais com resultado positivo para Covid-19 com contaminação proveniente de contatos domiciliares. A equipe testa o profissional e, em caso positivo para Covid-19, rastreia os contatos domiciliares, investigando contatos de risco prévio.

Ainda de acordo com a enfermeira, os três casos positivos foram afastados do ambiente escolar e orientados sobre os cuidados preventivos da disseminação do novo coronavírus.  “Orientamos sobre a importância de isolamento domiciliar e cuidados preventivos para evitar a transmissão do vírus e orientamos o paciente a procurar atendimento médico na rede de saúde pública”, detalhou Evelyn.

Vigilância Ativa – O monitoramento de infectados pelo novo coronavírus entre profissionais de educação faz parte do Sistema de Vigilância Ativa nas Escolas, que realiza o acompanhamento por ocasião do retorno das atividades educacionais no grupo de instituições voltadas à educação infantil particulares para crianças de até 5 anos de idade.

O retorno dessas instituições foi autorizado pelo Decreto estadual nº 43.520. O plano “Normas e Recomendações para o Retorno Gradual das Atividades Educacionais”, produzido pela FVS-AM, dispõe sobre as orientações para retomada do funcionamento presencial da rede privada de ensino no Amazonas, como distanciamento social, sanitização de ambientes e de monitoramento de casos suspeitos. O documento está disponível em https://bit.ly/3tcabUl.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.