Quinta-feira, 04 de Março de 2021
AstraZeneca/Oxford

Juíza libera vacinas e Manaus pode avançar em campanha de vacinação

Ontem (26), a juíza Jaiza Fraxe havia suspendido a distribuição da vacina. De acordo com ela, foi para evitar que pessoas que não pertencem ao grupo prioritário recebam doses



show_2020-11-04t192156z_1_lynxmpega31lb_rtroptp_4_health-coronavirus-britain-vaccine_D6C7A1E5-C467-4EE6-8736-AC63A00DC864.jpg Foto: Reprodução/Internet
27/01/2021 às 17:32

A  juíza da da 1ª Vara Federal, Jaiza Maria Pinto Fraxe, determinou nesta quarta-feira (27) que sejam retomadas as aplicações da vacina AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 em Manaus, após ter recebido das secretarias municipal e estadual de saúde informações a respeito do plano de imunização na capital. Ontem (26), a juíza havia suspendido a distribuição da vacina. De acordo com ela, foi para evitar que pessoas que não pertencem ao grupo prioritário recebam doses da vacina.

Em sua decisão, a juíza aponta a necessidade de que os atos de vacinação estejam acompanhados de dados cadastrais, entre eles o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do nome e idade. Para evitar fraude, a decisão inclui a verificação por foto da carteira de identidade, ou documento pessoal.

Em outro trecho, a magistrada afirma que idosos vacinados em asilos não podem ser incluídos em listas de vacinação em unidades de saúde, e apontou a necessidade de 'sala de vacinas virtuais', com localização e registro do local onde as vacinas foram aplicadas em idosos.

A magistrada irá cobrar da Fundação de Vigilância em Saúde de São Paulo o motivo pelo qual até o momento o estado não enviou um lote de 60 mil vacinas prometidas pelo governador de São Paulo, João Dória, um dia antes do início da vacinação nacional. Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, agradeceu o gesto de solidariedade diante do cenário de avanço da pandemia no estado. 

Conforme a decisão, caso o lote esteja disponível, poderá ser dedicado para profissionais da segurança pública que atuam na linha de frente da pandemia.



Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.