Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
DECISÃO

Justiça manda União mandar 40 mil vacinas para imunizar professores de Manaus

Decisão foi da magistrada Jaiza Fraxe, após pedido da Prefeitura de Manaus; quantitativo é o estimado para vacinar professores das redes municipal, estadual e também de ensino superior



valdo1_29E3AC2F-B25A-44A5-92FC-896DB9ABCE3C.JPG Foto; Valdo Leão / Semcom
12/05/2021 às 17:36

Uma decisão da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal do Amazonas, determinou que a União encaminhe, de imediato, mais 40 mil doses de vacina para a imunização dos professores de Manaus - das redes municipal, estadual e ensino superior.

O pedido foi feito feito pela Prefeitura de Manaus, que programou o retorno das aulas na rede municipal para o dia 18 de maio, mas havia condicionado essa retomada das atividades híbridas à vacinação dos professores - o que ainda não ocorreu de maneira plena. Somente foram vacinados os que possuam comorbidades e/ou alcançados pelo projeto de pesquisa Covac Manaus.

 Na decisão, a magistrada afirma que o Poder Judiciário não pode " negar o perigo de uma nova onda de contágio, negando também o direito à vacinação imediata à categoria dos professores da rede pública, o que inviabilizaria o retorno às aulas e continuaria mantendo alunos em situação de fome e riscos de violação de direitos".

A juíza sustenta  que seis mil professores já foram vacinados e destacou que a quantidade de 40 mil doses - sem especificação de fabricante - inclui a reserva técnica.  " O juízo adota a medida em caráter de parceria com o ente público federal que em passado recente definiu que o Amazonas receberia 5% a mais do fundo de imunizantes, exatamente por reconhecer a situação sui generis em que se encontram as cidades amazonenses desde o início de 2021".

Na análise do pedido da Prefeitura de Manaus, a magistrada colocou o Governo do Estado como polo ativo - e não mais como réu, uma vez que o Estado manifestou concordância com os pedidos da Prefeitura - e incluiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas como 'amicus curae', ou 'amigo da corte, para que atue como auxiliar do juízo no processo.

Mais informações em instantes

 



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.