Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
MAPEAMENTO

Balanço do fim do dia aponta 51 casos de Covid-19 em Manaus; veja zonas afetadas

Segundo a Prefeitura de Manaus, as zonas mais populosas ainda são as menos afetadas pela doença; veja o recorte geográfico da incidência



covid_EE8EAF7B-FB87-4DA5-B6A8-02F3552E6ED4.jpg
24/03/2020 às 20:40

Um mapa de Monitoramento da Covid-19, feito pela Prefeitura de Manaus, aponta a existência de 51 casos confirmados da doença em Manaus até as 17h14. O levantamento traz seis casos a mais na capital do que o último balanço do Governo do Amazonas, apresentado às 14h, que mostrava 45 casos em Manaus - e mais dois no interior do Estado.

Os dados, que estão no site da Prefeitura de Manaus, mostram, ainda, um recorte das principais zonas da cidade com incidência do novo coronavírus. As mais atingidas são as zonas atendidas pelos distritos Oeste e Sul da Secretaria Municipal de Saúde, que incluem bairros como Ponta Negra,  Compensa, São Jorge, Dom Pedro Adrianópolis, Parque 10, Aleixo e Japiim



De acordo com os dados apresentados no site são, no total, 165 notificações de casos suspeitos da doença em Manaus, sendo 51 confirmados, 61 descartados e 53 ainda em monitoramento.  O levantamento da Prefeitura de Manaus, organizado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), é atualizado várias vezes ao dia e traça, também, um perfil das pessoas mais atingidas pela doença na capital.

Conforme o levantamento, o perfil dominante dos casos na capital - entre confirmados e suspeitos - é de mulheres de 30 a 49 anos, totalizando 49 casos. Em seguida, aparecem homens na faixa etária, 35 casos entre suspeitos e confirmados. 

Distritos

Fonte: Prefeitura de Manaus

O recorte geográfico dos casos é dividido por Distritos - a Semsa tem cinco distritos: Norte, Sul (que engloba bairros da zona Sul e zona Centro-Sul), Leste, Oeste (que engloba bairros da zona Oeste e Centro-Oeste), e Rural. 

As zonas com maior incidência são, segundo a Prefeitura de Manaus, Sul - com 25 casos confirmados, 25 em monitoramento e 23 descartados, totalizando 73 casos - e Oeste, com 23 confirmados, 16 em monitoramento e 24 descartados, totalizando 63 casos.

Um dado curioso é que as zonas Leste e Norte, as mais populosas de Manaus, são as que concentram menos casos - e em números bem mais reduzidos. Na Zona Norte, são dois casos confirmados, 9 em monitoramento e 11 descartados - um total de 22 casos. E na zona Leste os números, segundo a Prefeitura, são ainda mais reduzidos: um caso confirmado, três descartados e três em monitoramento.  Não há casos registrados na zona Rural. 

Dia a dia

O mapa mostra, também, a quantidade de casos suspeitos recebidos a cada dia nas unidades de saúde. Conforme o levantamento, o primeiro caso suspeito foi recebido no dia 20 de fevereiro. O dia com maior incidência foi dia 22 de março, onde 28 casos suspeitos foram registrados. A segunda maior procura foi no dia seguinte, dia 23, com 21 casos. Não há, neste recorte diário, a quantidade de casos confirmados e descartados por dia. 

News whatsapp image 2019 06 22 at 17.28.20 a187bead 9f3c 42a6 86d0 61eb3f792e97
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.