Domingo, 26 de Setembro de 2021
BONS NÚMEROS

Queda de mortes em maio reflete estabilidade da pandemia no AM

Dados dos Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam redução de 70,4% no número de falecimentos



show_show_euzivaldo_queiroz_5D45337B-BAF7-47D7-B67E-12E84091FAB3.jpeg Foto: Arquivo/AC
15/06/2021 às 10:57

Com o quarto menor número de mortes mensais desde o início da pandemia da Covid-19 no Amazonas, o mês de maio mostrou que os números da doença seguem uma linha de estabilidade, após a segunda onda da doença, no início do ano. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no estado, o mês de maio registrou redução de 70,4% no número de falecimentos, atingindo a marca de 178 mortes registradas em cartórios, frente a uma média de 602 óbitos.

Os números do quinto mês de 2021 se contrastam com os de janeiro e fevereiro, também deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Amazonas, marcados pelo colapso na saúde e pela crise do oxigênio. Na comparação com janeiro, maio aponta queda de 93,1% no número de óbitos, enquanto na comparação com fevereiro a queda foi de 89,8%. Em números absolutos, maio registrou 178 óbitos causados pelo novo coronavírus, janeiro 2.596 e fevereiro, 1.760. 



Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“O acompanhamento mensal dos dados de óbitos no Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil permite um retrato real e fiel da realidade que vivemos”, explica o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Marcelo Lima Filho. “Depois da violenta segunda onda da pandemia, já estamos vendo o resultado efetivo do aumento da vacinação que traz reflexo para a população mais velha e que deve ser reforçada para proteger, também, os mais novos”, destacou Marcelo.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou uma redução de 80,8% dos óbitos no Amazonas em comparação com o mesmo mês de 2020 (931 registros em cartório). Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Já no Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% dos óbitos no Brasil em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 49.282 mortes no mês passado frente a 28.667 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Sobre a Anoreg/AM

Fundada no dia 27 do mês de abril de 1999, com sede na cidade de Manaus, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), é regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto. A Anoreg-AM é a única entidade da classe com legitimidade, reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Amazonas, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com as Anoregs estaduais e Sindicatos, representativos das especialidades.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.