Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
MUNICÍPIO MAIS AFETADO

Manacapuru recebe mais de quatro toneladas de insumos para combate à Covid-19

Foram entregues EPIs, além de medicamentos e insumos básicos para abastecer as unidades de saúde do município



photo_2020-04-16_16-45-58_1B2F401B-3C2C-496A-9B59-A9BFFB3AF987.jpg Foto: Michel Mello/Secom
16/04/2020 às 17:05

O Governo do Amazonas entregou, nesta quinta-feira (16), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), mais de quatro toneladas de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos para o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O material servirá para reforçar a rede de saúde do município, já que Manacapuru é a cidade do interior com maior incidência de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), com 149 casos e seis óbitos. 



Foram entregues EPIs, como óculos, toucas, luvas e máscaras hospitalares, além de medicamentos, 400 caixas de hipoclorito de sódio e insumos básicos, como gaze, esparadrapo, coletor para exames, agulha e algodão, para abastecer as unidades de saúde. Também foram destinados ao município kits produzidos pela Universidade do Estado do Amazonas, contendo avental, bota e capuz.

“Aqui a gente tem EPI, medicamento, químico-cirúrgico, para a população poder ter atendimento de qualidade na unidade hospitalar. A gente vai trabalhar em parceria com todos os municípios e vai encaminhar esses insumos. Manacapuru é uma prioridade, tendo em vista o cenário epidemiológico do aumento de casos”, destacou o secretário executivo adjunto do Interior da Susam, Cássio Roberto Espírito Santo.

Os itens recebidos serão destinados, principalmente, ao hospital de campanha recém-inaugurado em Manacapuru, que agora é referência para os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19.

“Vamos alinhar as parcerias de como o Estado pode apoiar nesse processo todo. O financiamento da saúde é tripartite do SUS, então tem o financiamento do ente Federal, Estadual e Municipal, para que as ações aconteçam nos municípios”, detalhou Cássio.

Estrutura

De acordo com o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, o hospital de campanha entrou em funcionamento nessa quarta-feira (15).

“Nós abrimos 38 leitos, cinco para crianças e 33 para adultos. Aqui, no entorno dessa região do Baixo Solimões, nós temos em torno de 300 mil habitantes, muitos irão se deslocar para o município”, ressaltou D’Ângelo, frisando que Manacapuru é um município-polo para atendimento de pacientes de cidades vizinhas.

Ação integrada

Uma ação intersetorial envolvendo diversos órgãos do Governo do Amazonas foi realizada nesta quinta-feira (16), em Manacapuru. Além da Susam, participaram a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Polícia Militar, Detran e Defesa Civil.

“Por determinação do governador do Estado, nós estamos com a operação ‘Fique em Casa’, para suplementar as ações que já estavam sendo feitas pela Prefeitura. Nós estamos com 70 homens da Polícia Militar suplementando a operação. É uma determinação do decreto do governador, que orienta a população para que os serviços não essenciais não funcionem; e que oriente a população que esse inimigo é mortal, não é visto a olho nu, e que nós estamos preservando vidas aqui no Estado”, reforçou o subcomandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Sílvio Mouzinho.

Durante a operação, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) abordou aproximadamente 300 veículos, orientado que os condutores não trafegassem sem necessidade e reafirmando a importância do distanciamento social. Foram removidos de circulação 25 motocicletas e um carro, que estavam com irregularidades na documentação do veículo ou do condutor.

Técnicos da FVS fizeram monitoramento e direcionaram as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Foram acompanhadas as ações de orientação sobre funerais e enterros de pessoas mortas por Covid-19, fluxos de atendimento aos casos suspeitos, orientação sobre uso de EPI e Segurança do Paciente, monitoramento do Plano de Contingência, além do acompanhamento das ações sendo executadas pelo município, envolvendo todos os setores.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.