Domingo, 23 de Janeiro de 2022
PANDEMIA

Manaus tem aumento de 66% de novos casos diários de Covid em duas semanas

Média de novos casos registrados por dia saltou de 15 para 25 na capital, segundo dados da FVS-RCP, o que reforça a necessidade do uso de máscaras e avanço vacinal



vac12_A38E3C52-CC36-4D90-862D-515E6DD5C509.jpeg Foto: Gilson Mello
24/11/2021 às 09:00

O registro diário de novos casos de Covid-19 em Manaus aumentou 66% nos últimos 14 dias. A capital amazonense vinha com uma média de 15 casos por dia e saltou para 25 em duas semanas.

As informações são de Daniel Barros, assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 



O aumento de registros diários - ainda que eles estejam em patamares muito mais baixos do que os já vistos na cidade - acontece em meio à discussão sobre a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em Manaus. “Esse aumento possivelmente está relacionado à diminuição do uso de máscaras e do distanciamento social”, analisa Daniel Barros. 

Manaus entrou na última semana de novembro com 73% da população acima de 12 anos com o esquema vacinal completo, segundo dados do Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde, próximo do que o prefeito de Manaus David Almeida considerava ideal para a liberação do uso de máscaras - de 75% a 80%, segundo ele. Especialistas, no entanto, recomendam cautela, especialmente porque o Amazonas passa pelo seu período de inverno, onde doenças respiratórias são mais suscetíveis. 

Na análise dos últimos 14 dias, Daniel afirma que o Amazonas enfrenta, deste setembro, uma estabilidade no número de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 e na quantidade de óbitos pela doença - em média, um por dia. 

Esse aumento de casos sem reflexo em óbitos e hospitalizações é semelhante ao vivido em países como Alemanha, Itália e França, com alta cobertura vacinal. “Isso está relacionado à eficácia da vacina, que protege na contenção de casos graves e óbitos, apesar de ser menos eficaz para evitar a doença em si. Por isso é importante que a população se vacine para evitar complicações da doença e que mantenha as medidas de proteção não-farmacológicas”, destacou Daniel Barros, citando uso de máscaras, distanciamento e preferências por locais ventilados como algumas delas. 

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.