Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
CORONAVÍRUS

Medicina e fé: fisioterapeuta agradece orações após cura da Covid-19

Michel Barra ficou com 90% dos pulmões comprometidos e passou 50 dias hospitalizados; já em casa, ainda em recuperação, ele segue rotina de orações e planeja nova vida



WhatsApp_Image_2020-09-25_at_15.51.49_17D885A1-D93C-4442-8357-9DE7D05E5DA5.jpeg (Fotos: Divulgação)
27/09/2020 às 10:57

Uma corrente de oração feita pela família e pelos amigos foi determinante para a melhora do estado de saúde do fisioterapeuta Michel Edson Anaissi Barra, de 44 anos, que passou 50 dias hospitalizado por conta das complicações causadas pelo novo coronavírus.

Para se ter ideia, ele chegou a ficar com 90% dos pulmões comprometidos e teve ainda, infecção bacteriana hospitalar e viral, o que o levou a passar dias entubado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Adventista de Manaus. Hoje, ele se encontra no conforto do lar, mas ainda em recuperação.



A esposa de Michel, a promotora de justiça Christiane Dolzany Araújo, 41, conta que desde o início da pandemia, em março, a quarentena era cumprida de maneira severa, no entanto, foi a partir da flexibilização das atividades econômica estabelecido na capital que o descuido aconteceu.

“Eu faço tratamento oncológico há sete anos, quando tive câncer de mama e o Michel é asmático, por este motivo tínhamos muito cuidado em cumprir a quarentena. Porém, por conta da flexibilização, o nosso filho de onze anos retomou às aulas presenciais três dias na semana”, comentou.

“Quinze dias após isto, ele reclamou que não estava sentindo gosto das comidas e na semana seguinte, no dia 24 de julho, eu e Michel começamos a ter sintomas como dor na garganta e febrículas”.

Quatro dias depois do ocorrido, Michel já apresentava 50% dos pulmões comprometidos devido a Covid-19, o que foi um passo para a transferência ao CTI. 

“Ele ficou 14 dias entubado e precisou ser substituído o tubo pela traqueo. Após 24 dias sedado, ele começou a apresentar melhoras depois da traqueo e após um longo período, iniciou o planejamento para retirada da sedação”, explicou a promotora de justiça. 

Ao todo foram 38 dias internado até conseguir recuperar-se das infecções, apresentar melhoria em seu estado clínico e não depender mais da ventilação mecânica. Mas os resultados positivos, veio também pela mobilização e uma forte corrente de orações em nome de Michel Barra nas redes sociais.

Foi ainda no período que ele estava sedado que casais, amigos do casal, montaram um grupo de oração para rezar pela saúde dele e de outros necessitados.

“Depois de 14 dias sedado, os casais amigos começaram as reuniões de orações e neste período que Michel começou a apresentar pequenas melhoras a cada dia. O quadro era gravíssimo. Ele chegou a ter 90% dos pulmões afetados e a fé o curou para uma nova vida", contou ela.

Hoje o grupo se reúne para orar não somente pela recuperação do Michel mas também pela cura e tratamento de todos que pedem intenções”.

Toda a segunda-feira, o grupo, que já possui 28 pedidos de orações, se reuni através de lives para emanar pensamentos positivos a quem necessita. As orações continuarão sendo realizadas por meio do Instagram: @go.amigosdomichel. 

Planos para o futuro

De acordo com Christiane Dolzany, casada com Michel há 11 anos, os planos para o futuro são de resignificar prioridades e desacelerar o ritmo de vida da família. “Foi uma mudança para termos um olhar mais sereno para a vida, para desacelerar, pois realmente precisamos de muito pouco para sermos felizes e isto se reafirmou para nossa família”, comentou.

“Vamos nos reprogramar para uma vida mais tranqüila, saudável e mais ainda voltada à fé. Além disso, temos alguns planos de caridade e voluntariado, mas estamos planejando para após a plena recuperação dele”, finalizou.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.