Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021
AÇÃO

Médicos criam projeto para levar informações de saúde para município do AM

Projeto ‘Médicos de Maués Conectados’ leva informações e orientações sobre como cuidar da saúde em meio ao enfrentamento do novo coronavírus por meio de lives no Facebook



1a6015fb-fccd-465e-a6f9-651091d0b38c_5F295CD3-C505-43BC-A0AF-8FF7C40FC878.jpg Foto: Divulgação
08/06/2020 às 14:56

Um grupo de mauesenses criou o projeto social virtual “Médicos de Maués Conectados” para levar mais informações e orientações sobre como cuidar da saúde em meio ao enfrentamento do novo coronavírus, causador da Covid-19. O objetivo é que as lives sejam feitas por profissionais da saúde oriundos do município de Maués, distante 259 quilômetros de Manaus, e transmitidas todos os sábados na página oficial do projeto no Facebook, sempre às 14h.

A primeira live foi transmitida no dia 30 de maio pelo especialista em cirurgia cardiovascular, Silvano Baraúna, que falou sobre “Infarto Agudo do Miocárdio: causas, diagnóstico e tratamento”.  A segunda live aconteceu no último sábado (6) próximo sábado (6), com o médico Homero de Miranda Leão, que abordará o tema “Coronavírus – situação da pandemia e reflexos para o futuro”



Para ele, que atua nas áreas de gestão de saúde e vigilância à saúde, o trabalho social é de extrema importância no atual contexto em que vivemos. "A ideia do projeto é ótima. Eu, como mauesense, sinto-me honrado em poder contribuir com meus conterrâneos e com toda a população", afirmou o médico.

A terceira live já está confirmada no próximo sábado (13) com o cardiologista Carlos Augusto de Almeida, que palestrará sobre “Hipertensão Arterial  Definição. Fisiopatologia. Diagnóstico. Tratamento. - Qual a influência do estado emocional durante essa Pandemia sobre a Pressão Arterial?”.

Para Almeida, o projeto “Médicos de Maués Conectados” pode amenizar o sofrimento das pessoas durante a pandemia da Covid-19.

“Maués foi uma das cidades mais atingidas por essa pandemia. Pessoas estão sofrendo do ponto de vista psicológico, neurológico, com estresse por conta da Covid-19 ou por outro tipo de doença. Os profissionais da saúde têm papel fundamental no sentido de tentar amenizar esse sofrimento”, afirmou o cardiologista.

Outra live confirmada é a do ginecologista e obstetra Mário Clodoaldo Batista da Costa, que conversará sobre “Câncer de Colo Uterino” no dia 27 de junho. “A intenção é poder contribuir com o povo da minha cidade”, resumiu o médico a respeito de sua participação.

De acordo com a advogada e jornalista Inácia Caldas, que atua no projeto voluntariamente entrando em contato com os profissionais da saúde, a ideia surgiu após várias perdas de amigos, parentes e conhecidos para a doença.

“Percebi que eu, como jornalista atuando há vários anos na área da saúde, como advogada militante e mauesense, não podia ficar de braços cruzados, pois conheço vários médicos, inclusive os nascidos em Maués. É um trabalho social em meio à pandemia da Covid-19. É uma forma de contribuir para com o nosso próximo, afinal, a vida não pode esperar”, disse.

Caldas conta que assim que ela ligou para os médicos que ela conhecia, imediatamente eles aceitaram o convite para participar das lives.

“A ideia é que cada médico realize a live da sua própria casa. Conto com amigos voluntários na área da comunicação e designer, além de familiares e amigos de Maués que ajudam. Nossa cidade é conhecida por ser hospitaleira e, agora, está mostrando que a união faz a força.  Como a aceitação está muito boa, poderemos expandir para médicos voluntários de outras cidades, e, quem sabe, de outros estados e países, além de outros profissionais de outras áreas, não só da saúde, que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, explicou ela, reforçando que as lives com os médicos é para orientação e esclarecimento da população, não é telessaúde nem telemedicina

O “Médicos de Maués Conectados” conta com a união de voluntários da área da saúde e outros profissionais, como Dernando Monteiro, Elissângela Mafra, Tainá Caldas,  Iranildes Caldas, Natany Caldas, Emir Caldas, Tábata Caldas, Wesllen Caldas, Evellyn Mafra, Albert Trindade e do artista gráfico Dewil Ribeiro.

Participação

Os profissionais da saúde nascidos em Maués e que estejam interessados em colaborar com o projeto pode entrar em contato com os organizadores no e-mail medicosdemauesconectados@gmail.com ou acessar a página Médicos de Maués Conectados no Facebook - https://www.facebook.com/medicosdemaues/ e o canal do Youtube, https://www.youtube.com/channel/UC6u1-byc7_2Npfe-D8Yo6kQ

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.