Sábado, 24 de Julho de 2021
Funcionamento das academias

Mesmo com medo, pessoas voltam a frequentar academias em Manaus

Especialista dá dicas de como manter a segurança ao praticar exercícios nas academias



as-academias-estao-fechadas-desde-quinta-feira-no-es-por-causa-do-coronavirus-212529_E6AA1AEC-DFC0-4DD8-B3E3-61F7F1F2C1A5.jpg Foto: Divulgação
03/03/2021 às 12:11

Com a retomada do funcionamento de academias e similares desde a segunda-feira (1), os praticantes de exercícios físicos voltaram a ocupar os espaços antes fechados por conta da segunda onda de pandemia do novo coronavírus, em Manaus.

A professora universitária, Thais Helena Chaves de Castro, 44 anos, retomou, na terça-feira (2), os treinos de maneira presencial em academia acompanhada do filho, um rapaz de 15 anos. Ela conta que os dois não param de se exercitar em casa durante a quarentena, no entanto, afirma que o funcionamento desses espaços é de extrema importância para o bem estar físico e psicológico. 



“Se a incidência de casos de Covid-19 está muito alto, nada deveria abrir, mas a reabertura deveria ser pensada iniciando também pelas academias”, comentou. “Por exemplo, a partir do momento que shoppings são autorizados a funcionar, não vejo porque academias não poderiam. Mas claro que da forma mais segura possível, seguindo todas as recomendações”.

Thais destaca que tem receio de encarar a academia em tempos de pandemia, mas os exercícios físicos fora de casa beneficiam o filho autista. “Tenho receio sim, por mim e pelo meu filho, mas não dá para só ficar em casa. No caso, ele tem autismo e é atleta. Essa rotina é importantíssima para ele. Acho importante passar uma mensagem positiva sobre pessoas com autismo e suas necessidades frente à pandemia. Tem que adaptar”.

O professor de educação física, Sérgio Nazareno da Silva Cruz, 52 anos, nunca deixou a rotina de exercícios físicos de lado. Para ele, o educador físico precisa estar ao lado do aluno para auxiliá-lo no que for preciso.

“Eu acho crucial o retorno das atividades em academias. O professor precisa estar próximo aos alunos para saber o que está acontecendo com ele. Na minha visão, aula presencial jamais deve ser substituída pelas aulas online, e eu como profissional de educação física pretendo manter a minha aula presencial”, ressaltou.

“Não conheço pessoas que tenham contraído Covid-19 em ambientes de academia. Até então, eu não tive a doença e estive em academia, em centro olímpico, em centro de treinamento junto aos meus alunos. E eu ainda percebo que todos que estão fazendo atividades até quando que pegam Covid-19 se recuperam muito mais rápido da doença”.

Desde a última segunda-feira, após a única alteração em relação ao decreto 43.450, de 19 de fevereiro de 2021, que está liberado do funcionamento de academias e similares, de segunda a sábado, no período de 6h às 11h, com ocupação restrita a 50% da capacidade do estabelecimento. A medida levou em consideração, segundo o Governo do Estado, a redução das taxas de transmissão e da média móvel de óbitos por Covid-19, na última semana de fevereiro, no município de Manaus.

Recomendação de Infectologista

A recomendação do médico infectologista, Marcus Vinitius de Farias Guerra, é para que os frequentadores tenham certeza de que não estão com infecção respiratória aguda antes de ir a academia. Conforme o médico, os espaços devem manter ventilação natural e não artificial - com ventilador ou ar condicionado. E ainda acrescenta que todos os cuidados e medidas de segurança também se aplicam aos que já se imunizaram.

“E também respeitar as medidas individuais de proteção como tomar banho antes da prática, pois irá usar equipamentos de uso coletivo. Além do distanciamento, os proprietários devem sanitizar o local, higienizar os aparelhos e os usuários higienizar mãos, não levar as mãos a boca, olhos ou nariz”.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.