Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Investigação

Ministério Público abre investigação criminal sobre contrato da vacina Covaxin

O processo deve apurar supostas irregularidades nas negociações do governo federal para a compra da vacina indiana Covaxin



governo-brasileiro-nega-irregularidades-na-compra-da-vacina-indiana-covaxin_F9FD2D80-5164-45A1-AEB3-E7092B6A1A64.jpeg Foto: Reprodução/Internet
30/06/2021 às 18:49

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação criminal para apurar supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin. De acordo com o G1, a Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou a abertura do processo nesta quarta-feira (30). A decisão é do 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa da Procuradoria.

O órgão já havia identificado indícios de corrupção na negociação, mas ainda estava na fase de investigação preliminar. A discussão política sobre irregularidades no contrato ganhou força após os depoimentos do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, que disseram ter relatado ao presidente Bolsonaro as suspeitas envolvendo a Covaxin.



De acordo com o servidor público, o Ministério da Saúde sofreu "pressão atípica" para acelerar os trâmites do contrato. Assim, o processo de aquisição deste imunizante foi o mais célere durante toda a pandemia, além do valor negociado também ter sido o mais caro dentre todas as vacinas já compradas até então.

Na terça-feira (29), os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Wagner Rosário (Controladoria Geral da União) anunciaram a suspensão do contrato para compra da Covaxin.

E nesta quarta-feira (30), um ‘superpedido’ de impeachment que inclui argumentos apresentados em outros 123 pedidos já apresentados, foi protocolado na Câmara dos Deputados. No texto, foram acrescentados indícios de prevaricação por parte do presidente no caso de suspeita de corrupção no contrato da vacina indiana Covaxin.

Ainda nesta quarta, a Polícia Federal também abriu um inquérito para investigar as negociações.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.