Emerson Júnior, 30, faleceu após nove dias internado por complicações da Covid-19. Ele protagonizou foto emocionante na qual recebia abraço do enfermeiro Raimundo Matos para receber oxigênio com calma
Após nove dias de internação, morreu hoje por complicações da covid-19, em Manacapuru (a 100 quilômetros de Manaus), o paciente Emerson Júnior, 30. Portador de Síndrome de Down, ele protagonizou uma foto emocionante no último domingo (24), ao receber um abraço do enfermeiro Raimundo Nogueira Matos e, assim, permitir que recebesse oxigênio.
Assim que Emerson foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado. A vaga, contudo, só foi disponibilizada cinco dias depois. O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido hoje para uma UTI em Manaus, mas faleceu nesta manhã.
Internação
Emerson deu entrada no dia 20 no hospital de campanha do município de Caapiranga com sintomas da covid-19. De pronto, ele ficou internado recebendo assistência.
O hospital, entretanto, não tem leito de terapia intensiva, por isso foi solicitada transferência para Manaus, mas inicialmente não houve retorno porque há fila de espera por leitos no estado.
Na madrugada da terça (26), a situação ficou ainda pior, e ele teve uma parada cardíaca, tendo sido levado às pressas para Manacapuru, cidade-polo da região.
Lá, Emerson foi intubado e estava internado. A cidade, porém, também não tem UTI.
"Em Manacapuru, onde ele estava, pelo agravamento, era necessário aguardar estabilizar para transferir. Já tinha um leito certo de UTI, em Manaus, para transferência. E hoje, à 1h da manhã, ele estava com situação boa. Agora pela manhã estava saturando 98%, e ele não resistiu", disse a irmã de Emerson, confirmando a morte.