Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
DIAGNÓSTICO

Na Romênia, dez recém-nascidos dão positivo para coronavírus

Órgãos de saúde do país europeu abriram investigação, uma vez que as mães dos bebês são negativas para a doença



000_1QG1MA_80BC77CE-2D39-40D1-9997-52A9383CEA95.jpg Foto: AFP
News thumb afp d084093c bf21 4ede 853c 0cfb6068260d AFP
07/04/2020 às 10:14

Dez recém-nascidos deram positivo para a COVID-19 em uma maternidade em Timisoara, no oeste da Romênia, depois de terem sido contaminados por pessoal sanitário, o que levou o Ministério da Saúde a abrir uma investigação.

"As mães são negativas, os bebês são positivos", declarou na segunda-feira à noite o ministro da Saúde, Nelu Tataru, ressaltando que os bebês estiveram "em contato com o pessoal médico".



Os recém-nascidos gozam de boa saúde e não apresentam sintomas. Nove deles e suas mães deixaram a maternidade e estão isolados em casa.

O ministro disse que, nos próximos dias, todos farão um novo teste de detecção do vírus.

Segundo ele, o episódio apontou "as falhas na atividade, tanto dos responsáveis da maternidade quanto da direção da saúde pública local". 

"Há dois dias que vivo em um filme de terror", desabafou uma das mães, ao site de notícias local pressalert.ro.

"O pessoal [de saúde] não usava máscaras. Na quarta-feira, soubemos que havia um caso de coronavírus. Na quinta, o hospital foi desinfectado com a gente dentro", acrescentou.

A maternidade ficou em quarentena por pelo menos 12 horas em 31 de março. Reabriu no dia seguinte, porém, porque as autoridades de saúde locais consideraram que não havia "qualquer risco de contaminação para os pacientes e para os médicos".

A Romênia registrou pouco mais de 4.000 casos de coronavírus e 176 mortes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.