Testes de Covid-19

Novo Centro de Testagem da Covid-19 começa a funcionar na quarta-feira

O atendimento à população será realizado nas duas etapas do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, das 9h às 19h

Portal A Crítica
18/01/2022 às 10:09.
Atualizado em 08/03/2022 às 16:05

(Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas está montando a estrutura para o novo Centro de Testagem contra a Covid-19, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na zona centro-oeste de Manaus. A nova estratégia, realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar.

O local vai começar a funcionar a partir de quarta-feira (19/01). O anúncio do novo espaço para testagem em massa da população foi feito pelo governador Wilson Lima, na manhã desta segunda-feira (17/01), durante o início da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos em Manaus.

“Eu já coloquei à disposição do prefeito David Almeida o Vasco Vasques, para que a gente possa abrir mais um centro de testagem, da mesma forma que a gente está colocando à disposição alguns profissionais da área da saúde”, afirmou o governador.

Além de ceder as instalações das duas etapas do Vasco Vasques, o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), irá disponibilizar, inicialmente, 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além de 20 mil testes rápidos de antígeno.

“O Centro de Testagem é importante para toda a rede de saúde, pois alivia as portas de entrada nas unidades de urgência e emergência do Estado, como SPAs e UPAs. Muitos pacientes estão procurando essas unidades para fazer somente a testagem e agora teremos na capital essa nova opção descentralizada”, afirmou o secretário de estado de Saúde, Anoar Samad.

Estrutura - No Vasco Vasques serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. O local irá oferecer o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19. A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

Além do novo Centro de Testagem, o exame para diagnóstico da Covid-19 é ofertado à população em 51 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs), estes locais para atendimento de pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta. O estado também oferta a testagem para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por