Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Recuperação de pacientes

Policlínica Codajás passa a oferecer fisioterapia pós-Covid-19

Com a equipe preparada, o procedimento é mais um serviço essencial e que irá beneficiar toda a população com mais qualidade de vida



Sem_titulo_1D27DFC7-EAD3-4591-8ED8-EC312FDCE7A8.jpg Foto: Islânia Lima/Policlínica Codajás
07/05/2021 às 11:24

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), começou a oferecer sessões de fisioterapia para pessoas com sequelas de Covid-19 no estado do Amazonas.

O diretor da Policlínica Codajás, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo ressalta que, para o atendimento via unidade de saúde, é necessário que o paciente passe por uma consulta clínica, em qualquer unidade de saúde, para que o médico possa indicar o tratamento. Logo após a autorização, é preciso agendar o atendimento via Sistema de Regulação (Sisreg) e acompanhar a data de agendamento.



“Ao chegar no setor de fisioterapia da Policlínica Codajás, o paciente será avaliado pelo especialista, para verificar se precisa de outros exames ou acompanhamento também em outras especialidades”, finalizou Ráiner.

Em março, o setor de fisioterapia recebeu uma capacitação com o fisioterapeuta do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Paulo Sá, que ensinou técnicas e sanou dúvidas sobre os procedimentos fisioterápicos, para aplicação ambulatorial destes pacientes.

Com a equipe preparada, o coordenador do setor, o fisioterapeuta Victor Aquino explica que o procedimento é mais um serviço essencial, que irá beneficiar toda a população com mais qualidade de vida.

“Com esta fisioterapia, acontece a redução do tempo que este paciente vai passar incapacitado. Sabemos que a Covid, para quem teve a doença de forma leve ou avançada, demora demais para o retorno da capacidade funcional, então a reabilitação entra para restabelecer a condição física”, enfatizou o fisioterapeuta.

Entre os critérios de atendimento, o paciente precisa estar há pelo menos 30 dias sem sintomas de Covid-19, e não morar com ninguém que esteja com a doença ativa. O público que receberá o atendimento é de pacientes com disfunções musculoesqueléticas decorrente da Covid-19, que necessitem de reabilitação física supervisionada.

As sessões de reabilitação incluem diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias, conforme a necessidade de cada paciente.

Para dúvidas e informações, pacientes podem entrar em contato pelos números (92) 98411-2774 e 3612-4200, ou pelo e-mail dirpam@policlinicacodajas.am.gov.br. As ações da Policlínica também podem ser acompanhadas pelo perfil da unidade de saúde no Instagram: @policlinicacodajasam.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.