Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Hospital Nilton Lins

Prefeitura anuncia extensão da UBS Nilton Lins para atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais

Extensão vai começar a funcionar nesta terça-feira (12)



show_portaldoholanda-981425-imagem-foto-1amazonas_557A1456-D953-484F-B2AE-F4DC377BA5F0.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
11/01/2021 às 08:23

Em live realizada na noite deste domingo, 10/1, o prefeito David Almeida anunciou a abertura, na próxima terça-feira, 12, de uma extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, localizado bairro de Flores, zona Centro-Sul da capital, destinada exclusivamente ao atendimento de pacientes com síndromes gripais ou suspeita de Covid-19. O novo espaço faz parte do pacote de medidas implementadas pela atual gestão municipal para enfrentar o crescente número de novos casos e agravos da Covid-19 na capital amazonense. 

A nova estrutura terá horário de atendimento de 7h às 19h e contará com assistência farmacêutica, coleta de RT-PCR (swab nasal – cotonete), teste rápido, três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem e uma sala de acolhimento.



O prefeito afirmou que a abertura do novo espaço será fundamental para reforçar o atendimento precoce no combate ao vírus que já matou mais de 3.700 pessoas na capital. Ele também fez um apelo à população, para que respeite o isolamento social e mantenha os cuidados básicos de prevenção.

“Vamos inaugurar na terça-feira a maior estrutura de Unidade Básica de Saúde da capital, lá dentro da Nilton Lins, especificamente para casos de Covid e outras síndromes. Nós vamos entregar remédios e fazer testes. A situação é muito mais grave. Nós queremos cuidar da sua vida, queremos preservar a sua saúde. Manaus precisa de você agora, da sua consciência, da sua colaboração, da sua ajuda. Esse é o momento de nos ajudarmos. Permaneça em casa, faça a sua parte”, disse o prefeito durante a live.

Na ocasião, o prefeito também informou que irá solicitar ao Ministério da Saúde, para que Manaus seja a primeira capital a entrar no esquema de vacinação contra a Covid-19, e que a prefeitura deve realizar a contratação temporária de mais profissionais de saúde, além de adquirir mais de um milhão e meio de um medicamento para reforço de imunidade e que será distribuído à população.

Orientação

Como reforço na orientação à população, ainda durante a live o prefeito de Manaus fez questão de relembrar os sintomas mais comuns da Covid-19 (febre, dor de cabeça, tosse, dor muscular, perda do olfato e paladar, dor de garganta, sinusite, falta de ar, dor no peito e diarreia) e enfatizou a necessidade de se buscar atendimento básico ainda nos primeiros dias e sintomas da doença, para que o paciente inicie o tratamento precocemente, tendo uma maior possibilidade de cura, evitando assim a necessidade de ser internado em uma unidade hospitalar.

“Caso apresente dois ou três desses sintomas, procure a UBS mais próxima de sua casa para receber os primeiros atendimentos e fazer a testagem da Covid-19. Não espere ter falta de ar para procurar uma unidade de saúde”, concluiu.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.