Sábado, 08 de Maio de 2021
Negociação venezuelana

Presidente da Venezuela propõe pagar vacinas contra o coronavírus com óleo

Ele não deu detalhes de como a negociação funcionaria



Sem_t_tulo_EBDA779D-84C6-4CE6-984D-9F237ECBB360.jpg Foto: REUTERS
29/03/2021 às 08:34

O presidente venezuelano Nicolas Maduro propôs no domingo (28), pagar as vacinas contra o novo coronavírus com óleo, embora tenha fornecido poucos detalhes sobre como tal esquema funcionaria.

As exportações de petróleo do país da Opep em crise despencaram para seus níveis mais baixos em décadas desde que Washington sancionou a estatal Petroleos de Venezuela em 2019, cortando as exportações da Venezuela para os Estados Unidos e dissuadindo muitos outros clientes de comprar petróleo venezuelano também.



Maduro disse que a Venezuela está trabalhando para pagar pelas vacinas do mecanismo COVAX da Organização Mundial da Saúde (OMS) - que fornece acesso à vacina aos países pobres - tanto por meio de fundos venezuelanos congelados em contas no exterior devido a sanções, quanto por meio de remessas de petróleo.

“A Venezuela tem os navios petroleiros e os clientes que comprarão nosso petróleo”, disse Maduro em um discurso na televisão estatal. “Estamos prontos e preparados para o óleo para vacinas, mas não vamos implorar a ninguém”.

A Venezuela recebeu doses da vacina dos aliados Rússia e China. O governo e a oposição vinham em negociações com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre o acesso da Venezuela às vacinas por meio da COVAX, mas o governo disse na semana passada que não aceitaria a vacina PLC AstraZeneca, uma das principais vacinas implantadas pela COVAX em América latina.

Washington rotula Maduro - que supervisionou um colapso econômico desde que assumiu o cargo no país sul-americano em 2013 - um ditador que fraudou sua reeleição em 2018 e violou os direitos humanos na repressão aos dissidentes.

Maduro diz que Washington está tentando destituí-lo em um golpe para controlar as reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo por algumas medidas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.