Terça-feira, 18 de Maio de 2021
PANDEMIA

Queda de internações reflete menor gravidade dos casos de Covid-19 em Manaus

Dados da FVS-AM apontam que, em julho, não houve nenhum dia na capital amazonense, o epicentro da pandemia no Estado, com mais que dez novas internações diárias; queda acontece também no interior



WhatsApp_Image_2020-07-20_at_10.54.45_B28D836B-9DF7-406E-8DCA-44379C0D0F6B.jpeg (Fotos: Divulgação)
20/07/2020 às 10:55

Nos primeiros 19 dias do mês de julho, Manaus não registrou, em nenhuma ocasião, um número maior que 9 novas internações por Covid-19. Os dados constam nos boletins diários da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). 

As internações, sejam em leitos clínicos sejam em Unidades de Terapia Intensiva, dizem respeito aos casos da doença com maior gravidade e necessidade de cuidados. A última vez que a capital amazonense registrou mais que dez internações em 24 horas foi justamente no último dia de junho, quando foram internados 11 novos pacientes na cidade. Em julho, o dia 6 apresentou a maior quantidade de novas internações - nove. O dia com menos pacientes hospitalizados foi o dia 5, com apenas dois. No dia 18, foram três internações.



Para que se possa comparar com o momento de maior gravidade da doença em Manaus, a capital teve quatro dias, desde  março, com números superiores a 80 internações por dia - todos no mês de abril. O recorde foi em 23 daquele mês, com 83 novos pacientes hospitalizados. Em maio, quando Manaus ainda vivia uma situação de gravidade maior, houve um dia com 79 novas internações - no dia 7 de maio. 

A queda no número de internações também é identificada de maneira clara nos municípios do interior - onde não há UTIs, apenas Unidades de Cuidados Intermediários, as chamadas UCIs. Em julho, somando todos os 61 municípios do interior, houve apenas sete dias com mais de dez ou mais internações - o último no dia 8, quando houve dez novas hospitalizações. O recorde aconteceu no dia 7, com 13 novos pacientes internados. O recorde de internações no interior foi em 4 de maio, quando foram 94 novas hospitalizações. 

Análise da equipe do Atlas ODS Amazonas, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas, aponta que nos municípios onde o coronavírus demorou mais para chegar, houve uma maior transmissibilidade e uma menor letalidade do vírus. Ou seja, ele contamina mais pessoas, porém com menor gravidade. O mesmo estudo, também realizado pelo Atlas, sugeriu, ainda em junho, a possibilidade de Manaus ser a primeira cidade brasileira a se ver 'livre' da pandemia.  Há, segundo a Fiocruz, pelo menos três linhagens do coronavírus circulando no Estado.

A redução na quantidade de internações fez o Governo do Estado do Amazonas encerrar as atividades no Hospital de Combate montado na Universidade Nilton Lins na última semana. O local serviu como principal referência do Amazonas no combate à doença, junto com o Hospital Delphina Abdel Aziz. 

DADOS NO AMAZONAS

Conforme o último boletim da FVS-AM, o Amazonas apresentava, até a tarde de domingo (17), um total de 90.913 casos confirmados, com 3.149 óbitos. Hoje, o Amazonas é o sexto do País em número absoluto de mortes, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará , Pernambuco e Pará, sendo que o Estado vizinho tem 5.523 óbitos pela doença. No auge da pandemia no Estado, o Amazonas chegou a ser o terceiro do País em números absolutos.

Em se tratando de taxa de letalidade - a quantidade de mortes por 100 mil habitantes - o Amazonas é o oitavo do País, perdendo também para Rio Grande do Norte e Mato Grosso, além dos outros cinco Estados onde os números absolutos são maiores.

Segundo os dados da FVS-AM, até o último domingo, eram 76.321 pacientes recuperados da doença. Um outro dado visto positivamente pelas autoridades de saúde é a queda na quantidade de internações. Até domingo, eram 351 internados, entre casos suspeitos e confirmados. Em 1º de julho, eram 466. Um mês antes, em 1º de junho, eram 925. Em 1º de maio, eram 1267 pacientes hospitalizados, um número 366% maior que o atual.

 

News whatsapp image 2019 06 22 at 17.28.20 a187bead 9f3c 42a6 86d0 61eb3f792e97
Jornalista de A CRÍTICA
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.