Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Covid-19

Reino Unido registra dois casos da variante omicron da covid-19

País detectou dois casos de infecção pela nova cepa do coronavírus em pessoas relacionadas com viagens para a África do Sul. Alemanha, Bélgica e Holanda também registraram casos da nova variante.



Africa_aeroporto_2_461E40BE-8C4D-4696-914C-AB181348D730.JPG Passageiro segura seu celular enquanto olha para um quadro eletrônico de avisos de voos exibindo voos cancelados no Aeroporto Internacional OR Tambo em Joanesburgo. Foto: AFP
News thumb afp d084093c bf21 4ede 853c 0cfb6068260d AFP
27/11/2021 às 11:24

O Reino Unido detectou dois casos de infecção pela nova variante omicron do coronavírus em pessoas "relacionadas com viagens para a África do Sul", informou neste sábado (27) o Departamento de Saúde britânico.  

"A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA) confirmou que foram identificados dois casos de covid-19 com mutações compatíveis com [a variante] B.1.1.529 no Reino Unido", disse o departamento em um comunicado, acrescentando que as pessoas infectadas e suas famílias ficarão isoladas.  



"Os dois casos estão relacionados (entre si) e com uma viagem para o sul da África", diz o comunicado. As autoridades de saúde destacaram que um deles foi detectado na cidade de Nottingham (centro) e a outra em Chelmsford (ao leste de Londres).

Para "enfrentar a evolução da situação", o governo britânico decidiu endurecer a partir de 04h00 GMT (01h00 no horário de Brasília) de domingo as condições de entrada em seu território para as pessoas procedentes do Malawi, Moçambique, Zâmbia e Angola. 

Quatro países se unem à lista que já conta com África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatíni (ou Suazilândia), Zimbábue e Botsuana, colocados na "lista vermelha" do governo na sexta-feira.

Todas as pessoas procedentes desses países estão proibidas de entrar no Reino Unido, exceto se forem cidadãos britânicos ou residentes. Os que "tiverem voltado desses países nos últimos 10 dias devem se isolar e fazer um teste PCR". 

O governo britânico registra um dos saldos de mortes por covid-19 mais graves do mundo, com mais de 140.000 pessoas, e registra atualmente um aumento dos casos, com cerca de 1.000 hospitalizações por dia.

A Holanda anunciou neste sábado  que está analisando se 61 pessoas procedentes da África do Sul que deram positivo à covid-19 estão afetadas pela nova variante omicron. Na Alemanha as autoridades informaram que já existe um possível primeiro caso dessa variante nova e muito contagiosa, em uma pessoa que retornava da África do Sul. Segundo as autoridades de saúde holandesas, os 61 passageiros que deram positivo viajaram em dois aviões procedentes da África do Sul, nos quais havia outros 531 passageiros que deram negativo. Por enquanto, estão em quarentena em um hotel nos arredores do aeroporto de Amsterdã. A Bélgica foi o primeiro país europeu a registrar a presença da  nova variante em seu território. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.