Respeitada e querida, Rosemary Pinto recebe homenagens nas redes sociais
Infectologista Marcus Lacerda, um dos principais nomes do combate à pandemia no Amazonas ao lado da própria Rose, disse que o Amazonas perde seu 'maior general nesta luta desleal'

Após a morte da Dra. Rosemary Costa Pinto, presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, diversas homenagens foram publicadas nas redes sociais como reconhecimento à trajetória da profissional, que faleceu nesta sexta-feira de complicações da Covid-19.
Um dos principais expoentes do combate à doença no Amazonas, ao lado de Rosemary, o infectologista Marcus Lacerda postou um texto em que chama a farmacêutica de "o maior general nessa luta desleal" e lembrou de quando ambos se conheceram. " Minha amiga, eu te conheci na epidemia de dengue. Depois vivemos a pneumonia atípica, o H1N1, mas achei que a gente ia passar pelo coronavírus todos juntos. Você, apressada, resolveu partir antes da hora, já cansada disso tudo. Servidora pública exemplar, nos ensinou muito".
O governador Wilson Lima também prestou homenagens à servidora em suas redes sociais. "Era a palavra que nos orientava e que tinha o respeito de todos que a ouviam", destacou o governador. "Sua luta foi, é e continuará sendo a nossa luta. Obrigado por tudo, por tanto, pela doação sem limites, sempre pronta e apta a nos orientar. Seguimos aqui no front de batalha, corajosos e fortes, mas imensamente tristes pela sua ausência. Que os familiares, amigos e colaboradores recebam meu abraço. Essa dor machuca muito a todos nós", completou ele.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas, Jardel Inácio, falou da importância que ela tinha para a profissão - Rosemary era farmacêutica bioquímica por formação. "É uma perda que dói muito para todos, mas especialmente para a classe farmacêutica, que via na Dra. Rosemary uma liderança que representava a importância da nossa profissão para a saúde pública. A saudade só não será maior do que o respeito e a gratidão que teremos eternamente por ela", disse ele.
A deputada estadual Alessandra Campêlo disse que em 18 de novembro foi aprovada a concessão da Medalha Ruy Araújo, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Amazonas, à doutora Rosemary. "A maior comenda do Poder Legislativo do Amazonas não irá para suas mãos em vida, o que é lamentável. Sabemos, Rosemary, que a senhora salvou muitas vidas com o seu conhecimento e as suas orientações no enfretamento da pandemia".
Outro a elogiar a capacidade de Rosemary foi o defensor público geral, Ricardo Paiva. "Tinha um vasto conhecimento da área, mas mantinha sempre a humildade. Era didática. Tinha orgulho do que fazia. Um exemplo de servidora pública. Dedicou a vida para proteger outros da morte. Fará muita falta nessa batalha”.