Respiradores serão enviados para o AM após ministro dizer que Estado 'é prioridade absoluta'
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou que EPIs também serão enviados
O Amazonas é prioridade absoluta nas ações de combate à Covid-19, disse o ministro da Saúde, Nelson Teich, em videoconferência com senadores, no fim da tarde desta quarta-feira (29). Além disso, o secretário-executivo da pasta, Eduardo Pazuello, anunciou que Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), respiradores e outros materiais que não foram especificados serão enviados, nesta quinta-feira (30), para Manaus. O quantitativo não foi informado.
De acordo com Pazuello, os produtos estão sendo buscados nas linhas de produção das empresas assim que finalizados, para facilitar a logística. Segundo ele, Manaus e Belém vão receber os materiais porque "realmente estão precisando".
"É importante a gente compreender que não há nenhuma vantagem em uma cidade ou estado ter prioridade sobre os outros. Essa prioridade está representada pela total situação de calamidade que estão vivendo. Então quem não está tendo a prioridade hoje é a melhor situação", destacou Pazuello, acrescentando ainda que todas as unidades federativas continuam sendo observadas pelo Governo Federal para evitar a propagação dos casos de covid-19.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas já registra 4.801 casos confirmados e 380 óbitos. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas mais 464 pessoas infectadas.
A Prefeitura de Manaus destacou na última terça-feira (29) que estima 4,2 mil enterros ao longo de maio. A média atual é de 100 sepultamentos por dia. No último domingo, 26 de abril, foram realizados 140 enterros.