Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
COMBATE

Ronda sanitária contra covid-19 é implantada em 60 bairros de Manaus

Supermercados, mercadinhos, padarias, drogarias, casas lotéricas, caixas eletrônicos, estabelecimentos de saúde e outros serviços essenciais fazem parte do roteiro de fiscalização dos agentes de saúde



20200402_074237_2DD9BB6E-1A2F-4583-A303-D0693A56DE30.jpg Foto: Divulgação Semsa
02/04/2020 às 10:09

A partir do mapeamento das regiões de interesse prioritário, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu início, nesta quarta-feira (4) a inspeções sanitárias que passaram a ser feitas em sistema de ronda, com equipes específicas para cobrir mais de 60 bairros da capital ao mesmo tempo. As rondas têm como prioridade os estabelecimentos que pertencem aos segmentos considerados essenciais, como alimentos e medicamentos.


Leia mais >>> Bolsonaro sanciona MP que garante renda de R$ 600 a trabalhadores informais



Cinquenta e quatro fiscais das gerências de Serviços, Produtos e Engenharia Sanitária estão envolvidos no modelo de ação e, diariamente, devem percorrer sua região de referência para orientar os estabelecimentos de interesse sobre medidas de higiene e distanciamento social, além de inspecionar os serviços para verificação do cumprimento das recomendações emitidas pelas autoridades sanitárias.

Alvo

O alvo das rondas são supermercados, mercadinhos, padarias, bares, restaurantes, drogarias, casas lotéricas, caixas eletrônicos, estabelecimentos de saúde e outros serviços autorizados a funcionar na sua totalidade ou parcialmente.  Os fiscais também irão verificar o cumprimento do decreto que proíbe serviços não essenciais de funcionar.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, alerta que os estabelecimentos com irregularidades serão orientados quanto às medidas de adequação, e os que estiverem abertos de modo irregular, interditados.

Leia mais >>> Governo do AM abrirá 400 leitos para Covid-19 em parceria com instituição privada​

As equipes de fiscalização foram definidas a partir do local de moradia dos fiscais, para facilitar o deslocamento dos profissionais e dar mais agilidade ao trabalho.

Ainda segundo ela, a Visa também vai fortalecer a fiscalização de rotina em outros 24 bairros, principalmente nas zonas Norte e Leste, onde as inspeções serão dirigidas para estabelecimentos previamente definidos, com ações programadas, diariamente.

*Com informações da assessoria

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.